29/06/2024 14:20:14

Acidente
14/12/2022 10:50:00

Gerenciamento de crises da PM-Al cumpre Mandado em terras da Usina Lajinha em União dos Palmares


Gerenciamento de crises da PM-Al cumpre Mandado em terras da Usina Lajinha em União dos Palmares

O departamento de gerenciamento de crises da PM-Al cumpriu, nesta quarta-feira 14, Mandado Judicial expedido pela Comarca de Coruripe contra a ocupação nilegal de pelo menos 6 mil hectares de terras na Usina Lajinha no municipio de União dos Palmares cuja decisão judicial teria sido decretada a 15 dias e não foi cumprida pelo agropecuarista Edivan Rodrigues de Santana, representado no ato pelo advogado Michael Cardoso.

Um aparato de 50 soldados inclusive 3 tenentes coronéis e a Cavalaria constataram que finalmente as terras das fazendas  'Caipe e Caboge' foram desocupadas ao tempo em que nativos da região afirmaram a reportagem que desde o final da tarde de ontem dezenas de caminhões de transporte de gado circulavam na região.retirando os bois as fazendes em questão.

Segundo dados extraoficiais Edivan mantinha com Dr. João Lyra negócios como venda e compra de bezerros para a agropecuária Lajinha sediada em União dos Palmares. Esta sociedade teria sido desfeita no ano de 2010 quando o parque fabril foi atingido pela cheia que se abateu sobre a região. No espaço de tempo entre a recuperação física da usina e a tentativa da volta ao seu funcionamento normal assomados ao fato do agravamento do estado de saúde de Dr. João Lyra, paulatinamente Edivan foi se apossando das terras, alegando usucapião.  Não se sabe ao certo como registrou 6 mil hectares sob esse argumento. As terras estão sob judice judice em virtude das dívidas com credores, trabalhistas, previdencia e os impasses entre os herdeiros.

Como o processo judicial ainda não foi encerrado graças também a morosidade da Justiça e os entraves principalmente com os credores da usina, aos poucos Edivan foi requerendo  usucapião das terras alegando, segundo dados extraoficiais, a contrair empréstimos milionários superiores  a o valor de 10 milhões de reais junto a uma agência do Banco do Nordeste em Maceió.

Um morador da região afirmou que 'com certeza que o fato era do conhecimento das autoridades pois todo gado era submetido a registro no GTA. ‘Esse é o principal argumento para afirmar que existe ‘gente graúda’ que está envolvida no ilícito assim como deputados (inclusive um federal), militares, inclusive alguns membros do Judiciário’ – a informação carece de confirmação oficial. 

O gerente-administração da Massa Falida em União dos Palmares Dr, Igor Telino quando abordado pela reportagem não se manifestou a respeito, sugerindo acesso aos autos chegando a ironizar um jornalista que arguiu a localização de sua residência. Demonstrando estar tenso, evitou a imprensa.

Da Redação

Galeria




Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News