05/07/2024 18:04:57

Brasil
17/11/2022 22:00:00

Movimento Sem Terra invade duas fazendas na Bahia

Cerca de 450 famílias estão nas duas fazendas e anunciaram que vão construir barracas e produzir alimentos


Movimento Sem Terra invade duas fazendas na Bahia

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Bahia (MST-BA) anunciou que invadiu duas fazendas no estado durante o último fim de semana. No sábado (12) , cerca de 100 famílias ocuparam a Fazenda Gentil, no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. Já no domingo, outras 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital, nos municípios de Planaltino e Irajuba. O MST-BA afirmou se tratar de fazendas improdutivas.

Segundo o MST, as áreas invadidas pelo movimento pertencem a uma empresa “falida” e que “abandonou” as terras que seriam destinadas à monocultura de eucalipto. De acordo com o movimento, as famílias que invadiram as fazendas viviam nas periferias das cidades e estariam “passando dificuldades”.O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra da Bahia (MST-BA) anunciou que invadiu duas fazendas no estado durante o último fim de semana. No sábado (12) , cerca de 100 famílias ocuparam a Fazenda Gentil, no município de Maracás, a 350 quilômetros de Salvador. Já no domingo, outras 150 famílias invadiram a Fazenda Redenção, a 320 quilômetros da capital, nos municípios de Planaltino e Irajuba. O MST-BA afirmou se tratar de fazendas improdutivas.

Essa é a décima sétima ocupação que o Movimento Sem Terra realiza no estado neste ano de 2022. As famílias são de trabalhadoras e trabalhadores que viviam nas periferias e estão passando dificuldades. Os agricultores já se organizam para a produção de alimentos e construção dos barracos para moradia.

Os sem-terra também estão protegidos por decisão do ministro Roberto Barroso, que impôs restrições à reintegração de posse. Para expulsar invasores, agora não basta mais uma decisão judicial. Os tribunais terão de instalar comissões de conflitos agrários com a presença do Ministério Público e das defensorias públicas.

Estas comissões deverão realizar inspeções judiciais e audiências de mediação antes de qualquer decisão para desocupação. Além disso, as comunidades afetadas devem ser ouvidas previamente e fica proibido em qualquer situação a separação de integrantes de uma mesma família.

gazetaweb



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 406
Notícias Agora
Google News