A Polícia Civil iniciou as investigações para apurar as circunstâncias e o responsável pelo artefato explosivo que feriu um catador de materiais recicláveis, na manhã desta quinta-feira (10), no Centro de Maceió. A Polícia Cientifica recolheu vários vestígios no local para análise.
A vítima, um homem de 50 anos, que vive em situação de rua e é catador de material reciclável, teve a mão esquerda dilacerada pelo explosivo quando coletava latinhas na Rua Dr. Costa Leite. O homem também sofreu lesões nos braços, tórax e rosto. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde está internado.
De acordo com informações do Instituto de Criminalística (IC), a perita criminal Adriana Sarmento conseguiu recolher vestígios e outros objetos sujos de sangue encontrados no local, que irão o material utilizado para a fabricação do explosivo. A suspeita é que alguém tenha colocado uma bomba caseira no lixo.
“Coletei no local parafusos, bolas de gude, latas de refrigerante e de cerveja, peças de metal e até uma torneira. Todos com fuligem nas superfícies e manchas de sangue", explicou Adriana Sarmento.
A perita informou que também coletou partes dos dedos da mão da vítima, que foram encaminhados para o IML (Instituto Médico Legal) de Maceió. Todos os fragmentos serão examinados e a previsão para a entrega do laudo é de 10 dias, podendo ser prorrogado a pedido da perita criminal, diante da complexidade do caso.
A Polícia Civil irá solicitar imagens de câmeras de segurança instaladas na localidade e já ouviu uma testemunhas que presenciou o momento em que o dispositivo disparou. Segundo a polícia, a pessoa ouvida relatou que estava encostada na parede de um estabelecimento comercial e sentiu parte da estrutura tremer no momento da explosão. A vítima só deve ser ouvida após receber alta hospitalar.
O HGE confirmou que a vítima, identificada como Jorge Quirino da Silva, 50 anos, precisou ser submetida a um procedimento cirúrgico para amputar a mão esquerda, dilacerada pelo explosivo. O homem também recebeu algumas suturas no braço e na face e segue internado em recuperação. O estado de saúde dele é considerado estável.
Confira o boletim divulgado pelo HGE:
Boletim Médico
Vítima de explosivo no Poço
O Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, informa que Jorge Quirino da Silva, 50 anos, está internado na Recuperação Pós-Anestésica após ser submetido a procedimento cirúrgico para amputação da mão esquerda e suturas na face e braço direito. Ele foi admitido na unidade hoje (10), às 12h14. Seu estado de saúde é considerado estável.
cada minuto