Quem nunca recebeu uma ligação telefônica indesejada de um serviço de telemarketing querendo vender um produto ou serviço? Para evitar essa situação, é possível usar a tecnologia como aliada para bloquear chamadas de empresas no celular e, em alguns casos, no telefone fixo.
A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estipulou o prefixo 0303 para identificar ligações de telemarketing. No entanto, alguns aplicativos e serviços na internet também são uma saída para se antecipar ao problema, A própria Anatel e o Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor) têm soluções próprias.
Implantado em 2019, o site Não Me Perturbe é uma iniciativa da Anatel para o bloqueio de chamadas de telemarketing, seja em telefone móvel ou fixo. Nele, a pessoa pode se cadastrar, informar o número que deseja bloquear e o nome da empresa de quem não deseja receber ligações.
Vale ressaltar que o site bloqueia chamadas apenas de prestadoras de serviços de telecomunicações e de instituições financeiras participantes, como bancos e consignados. Dessa forma, essas empresas não podem realizar ofertas de empréstimos consignados, cartões de crédito, telefone móvel, fixo, TV por assinatura e internet.
O bloqueio acontecerá em até 30 dias corridos a partir da data de solicitação. Ele não serve para outros tipos de ligações, como confirmação de dados, realização de cobranças, prevenção a fraudes, oferta de produtos bancários e outras modalidades de crédito.
Vivo, Claro, Oi, TIM, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander são algumas das empresas participantes. No site do "Não Me Perturbe", é possível conferir a lista completa.
O serviço citado acima tem abrangência nacional. Para bloquear ligações de telemarketing estaduais ou municipais, é necessário acessar o site do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) do seu estado e fazer o cadastro, assim como na plataforma Não me Perturbe.
O bloqueio de chamadas no Procon só está disponível nos estados que possuem a Lei Não Perturbe, como São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Ceará, Espírito Santo, Paraíba, Rio Grande do Sul, Paraná, Maranhão, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.
A diferença do bloqueio de chamadas em nível estadual é que estão incluídas não apenas bancos e operadoras de telefonia, mas operadoras de telemarketing, de cobrança e empresas terceiras que usam o serviço. O prazo para a solicitação entrar em vigor, no entanto, é o mesmo: 30 dias depois do pedido.
Além dos serviços acima, há aplicativos para quem não quer receber chamadas de telemarketing. São apps disponíveis tanto para Android quanto iOS.
Uma opção é o Whoscall, app que permite ao usuário identificar chamadas antes de atender. É possível saber quem está ligando mesmo que o número não esteja salvo nos contatos do celular, graças a um banco de dados global com mais de 1 bilhão de números.
É possível tanto bloquear chamadas de cobrança e telemarketing quanto ligações suspeitas, como trotes e golpes. O Whoscall foi fundado em Taiwan e expandiu seus serviços para diversos países, incluindo o Brasil. Atualmente, tem um dos maiores bancos de dados sobre informações de números telefônicos.
Mais uma alternativa é o Truecaller, aplicativo que identifica chamadas domésticas e internacionais, SMS e bloqueia números de spam. O app informa os números em tempo real para que você possa decidir se atende ou não a ligação.
Com isso, você evita telemarketing e ainda se protege contra fraudes e golpes, por exemplo. O Truecaller foi fundado na Suécia, em 2009, e atualmente possui mais de 321 milhões de usuários em todo o mundo.
O iPhone possui um recurso para bloquear chamadas de números desconhecidos. Em "Ajustes", procure o ícone "Telefone". Depois, clique em "silenciar desconhecidos". Essas chamadas irão para correio de voz e serão exibidas na lista de chamadas recentes.
O sistema Android também tem uma função para identificar e bloquear chamadas. Em "Telefone", vá nas configurações e clique em "proteção ID de chamada e spam". Na mesma seção de configurações, também é possível ir em "bloquear números" e, em seguida, ativar a função "bloquear números desconhecidos".
fonte byte
terra