20/12/2025 00:39:25

Saúde
22/08/2022 17:00:00

Nefrologia iniciará atendimento de hemodiafiltração on-line (HDF)

Nefrologia iniciará atendimento de hemodiafiltração on-line (HDF)
Para auxiliar os pacientes de Alagoas, o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Maceió passará a contar com equipamentos da B. Braun que proporcionam uma eliminação mais eficaz das toxinas acumuladas na doença renal crônica com a técnica de hemodiafiltração on-line ou HDF on-line.
 
“Podemos ofertar maior controle da anemia, do metabolismo do cálcio-fósforo, e ter menor intercorrências durante as sessões de hemodiálise. Em longo prazo, diminuir a ocorrência de eventos cardiovasculares, e, consequentemente, a redução de mortalidade”, disse o nefrologista da Santa Casa de Maceió, Rodrigo Peixoto Campos.
 
Apesar de parecida com a hemodiálise tradicional, já que a nova máquina utiliza o mesmo sistema de tratamento de água, e o paciente necessita ir ao hospital para sessões que duram em média 4 horas, realizadas três vezes por semana, o método HDF on-line, que utiliza um dialisador com maior eficiência e remove até 25 litros líquido do corpo em uma única sessão, consegue eliminar com mais eficiência toxinas urêmicas de médio e alto peso molecular, além de corrigir distúrbios no pH, sódio e potássio sanguíneos, excesso de água e reduzir os sintomas como inapetência, inchaço e falta de ar. Em virtude dessa alta remoção de líquidos do corpo, a própria máquina irá produzir um líquido livre de toxinas e repor ao paciente durante a mesma sessão, controlando assim, a quantidade de líquido corporal ao final da sessão.
 
O Brasil ainda utiliza muito pouco essa tecnologia. “Acredito que menos de 1% dos pacientes com doença renal crônica faz uso desse método no nosso país. Estamos apenas engatinhando se comparamos à Europa, aonde esse número chega a 25% dos doentes atendimentos. No Japão, cerca de 20% fazem tratamento de HDF online. O grande problema no país ainda é o custo, já que a máquina e os dispositivos utilizados nesse tratamento são mais caros, destaca o especialista da Santa Casa de Maceió.
 
Atualmente, o Serviço de Nefrologia atendente cerca de 160 pacientes com doença renal crônica em hemodiálise que são divididos em três turnos. Para pacientes graves internados em UTI que apresentam insuficiência renal, o hospital já realiza hemodiafiltração há mais de dois anos.
 
(Assessoria)
 
melhor noticia