24/04/2024 21:55:09

Mundo
12/08/2022 02:00:00

Comediantes russos ligam a autarca de Madrid e fingem ser Klitschko

A Câmara Municipal de Madrid considerou, esta quarta-feira, um "golpe de propaganda múltipla" a videochamada realizada pelos comediantes russos Vovan e Lexus


Comediantes russos ligam a autarca de Madrid e fingem ser Klitschko

No vídeo, Vitali Klitschko é visto a falar em inglês de forma descontraída sobre os refugiados ucranianos ou sobre a cimeira da NATO, até que, cerca de 15 minutos depois, a conversa muda de tom e a comunicação é cortada.

"Ao observar o tom e o conteúdo da ligação, além de interrompê-la, foi imediatamente apresentada uma queixa à polícia, que continua a investigar", lembraram fontes municipais à agência de notícias EFE, que atribuem os factos a um "múltiplo golpe de ferramentas de propaganda russa".

A Câmara Municipal de Madrid "não vai alimentar nenhuma das estratégias desestabilizadoras da Rússia", acrescentam.

Os comediantes russos Vovan e Lexus disseram à televisão pública alemã ARD que estavam por trás da série de videochamadas para presidentes de câmara europeus, incluindo o de Berlim, Franziska Giffey, e os de Budapeste, Varsóvia, Viena e Madrid, usando a face de Vitali Klitschko.

A dupla de comediantes já anunciou que ia publicar as gravações em vídeo de todas as suas "brincadeiras" nas redes sociais.

No passado, enganaram várias celebridades e políticos em chamadas semelhantes, incluindo o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e em 2017 em Espanha, a então ministra da Defesa, María Dolores de Cospedal, em que alegavam ser membros do Ministério da Defesa da Letónia, dizendo que Carles Puigdemont era um espião russo.

Reprodução

Noticias ao Minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 42
Notícias Agora
Google News