25/04/2024 23:39:26

Geral
11/08/2022 18:00:00

Médico lista 5 dicas imprescindíveis para evitar a disfunção erétil


Médico lista 5 dicas imprescindíveis para evitar a disfunção erétil

A disfunção erétil ou impotência sexual ocorre quando o homem tem dificuldades para sustentar uma ereção durante uma relação sexual. Para ser caracterizada como problema de saúde, a situação precisa ser recorrente e não apenas ocasional. Tratado como tabu na sociedade, o quadro atinge até 20% dos homens, tem motivações distintas e é passível de tratamento.

O problema é mais comum entre homens com mais de 50 anos e costuma estar relacionado a comorbidades, como pressão alta e diabetes. Dados da Sociedade Brasileira de Urologia dão conta que 50% dos diabéticos possuem algum grau de disfunção erétil. O urologista Danilo Galante explica que tanto a pressão como o diabetes descontrolado deterioram a irrigação de sangue para o pênis.

Entre os homens com menos de 50 anos, os problemas psicológicos são a principal causa de disfunção erétil. O médico destaca que o estado emocional do paciente importa muito e que nem sempre é necessário um diagnóstico de transtorno para o problema aparecer. “Não estamos falando apenas de depressão e ansiedade, às vezes estar em um trabalho em que a situação é instável ou estressante é o suficiente para afetar o paciente”, explica Galante.

O urologista deu 5 dicas de hábitos que devem ser seguidos para evitar a disfunção erétil:

1- Mantenha o check-up em dia

“Como algumas das condições que causam a disfunção erétil estão ligadas a doenças crônicas, é fundamental que o paciente faça exames regulares para descobrir como está sua saúde. É muito importante que esses exames sejam realizados anualmente”, aponta.

2 – Controle a pressão alta

A pressão alta provoca danos no endotélio, uma camada fina de células que reveste a parte interna dos vasos sanguíneos. Nos pacientes que possuem pressão alta, os vasos são mais rígidos, o que dificulta a irrigação do pênis e prejudica a ereção. O médico destaca, entretanto, que não é difícil controlar a pressão.

“A pressão alta não é um grande problema se for tratada corretamente. Da mesma forma que a diabetes e outras doenças metabólicas”, detalha Galante.

3 – Busque qualidade de vida

“Um paciente que dorme mal, sedentário, obeso, tende a ter mais chances de apresentar disfunção erétil”, destaca Galante. O médico lembra que alimentação saudável, higiene do sono, controle do estresse e atividades físicas rotineiras são a receita certa para prevenir vários problemas de saúde.

4- Leve sua saúde mental a sério

“Depressão, ansiedade, níveis altos de estresse fazem com que os pacientes tenham mais chances de desenvolver disfunção erétil. Assim como as doenças crônicas, o paciente precisa de tratamento adequado nesses casos”, aponta o especialista.

5 – Cuide do seu relacionamento

“As relações sexuais ocorrem entre duas pessoas, por isso é importante o paciente cuidar do relacionamento. Metade do sexo só acontece por conta da outra pessoa”, afirma.

agoranoticiasbrasil.com.br



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 43
Notícias Agora
Google News