29/03/2024 05:59:34

Geral
06/08/2022 09:00:00

ProUni tem bolsas de 100% para cursos de Medicina do Grupo Tiradentes


ProUni tem bolsas de 100% para cursos de Medicina do Grupo Tiradentes

O curso de Medicina está entre os mais concorridos do ProUni (Programa Universidade para Todos), que oferece bolsas de estudos em faculdades e universidades particulares de todo o país. O processo de seleção para o segundo semestre deste ano está com inscrições abertas até esta sexta-feira, 5. Os interessados devem se inscrever no Portal Acesso Único (https://acessounico.mec.gov.br/prouni).

Através do ProUni, criado e mantido pelo Ministério da Educação (MEC), é possível ao estudante com renda de até três salários-mínimos realizar o curso superior gratuitamente ou com mensalidades reduzidas. Alunos com renda familiar per capita de até R$ 1.818,00 podem concorrer a bolsas integrais, que custeiam 100% das mensalidades. Já os de renda de até R$ 3.636,00 disputam as bolsas parciais, que cobrem 50%. 

Entre as instituições de ensino superior que participam do ProUni, estão as do Grupo Tiradentes, que oferecem 24 bolsas para seus cursos de Medicina. Na Universidade Tiradentes (Unit Sergipe), em Aracaju, são oito bolsas (seis integrais e duas parciais). Já no Centro Universitário Tiradentes (Unit Alagoas), em Maceió, são sete vagas (cinco integrais e duas parciais). E na Fits (Faculdade Tiradentes) em Jaboatão dos Guararapes, há nove bolsas integrais.

As três escolas médicas estão entre as melhores da rede privada no Nordeste brasileiro. Todas adotam a metodologia PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), a mesma adotada em instituições como a Harvard Medical School, nos Estados Unidos, e que dá ao aluno uma série de rotinas e atividades práticas do começo ao fim do curso, baseando-se em questões e soluções reais do cotidiano médico. Elas também atuam de forma integrada com hospitais e instituições de saúde, tanto públicas quanto privadas e filantrópicas, a fim de aprimorar o aprendizado dos alunos de Medicina. 

Outros cursos

Também na área de saúde, outro curso muito concorrido no ProUni que também tem vagas abertas no Grupo Tiradentes é o de Enfermagem, que conta com as mesmas estruturas e metodologias de ponta adotadas nos cursos médicos. Em Aracaju, são 40 vagas na Unit Sergipe e mais 10 na Faculdade São Luís de França (FSLF). Outras 20 bolsas para Enfermagem estão abertas pela Unit Sergipe em seus campi no interior de Sergipe, sendo 10 em Estância e 10 em Itabaiana. Para o mesmo curso, o ProUni deste semestre tem 20 bolsas na Unit Alagoas, em Maceió, e outras 14 na Unit Pernambuco, no Recife. 

Outro curso mais concorrido é o de Direito, que tem abertas 52 bolsas na Unit Sergipe (40 em Aracaju, seis em Itabaiana, seis em Propriá e seis em Estância), oito na Faculdade São Luís, 12 na Unit Alagoas e 14 na Unit Pernambuco. A instituição tem ainda 25 opções de cursos presenciais nas três unidades.

Inscrições

Ao se inscrever no ProUni, o candidato deve escolher até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil e em ordem de preferência. Em cada curso, os alunos são classificados a partir da nota que obteve nas duas edições anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado da primeira chamada sairá em 8 de agosto. 

Você pode tirar outras dúvidas sobre o Prouni através do site https://www.unit.br/prouni ou da Central de Atendimento (0800-729-2100).

Fonte Ascom Grupo Tiradentes

al1



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News