20/04/2024 05:37:30

Alagoas
04/08/2022 17:00:00

Semarh emite alerta hidrológico sobre cota de transbordamento de nível dos principais rios de AL


Semarh emite alerta hidrológico sobre cota de transbordamento de nível dos principais rios de AL
Fotos Cortesia Marcio Paulino (Fiscal do Povo)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Sala de Alerta, emitiu alerta hidrológico nesta quinta-feira (04) no qual informa sobre informa sobre a cota de transbordamento de nível dos principais rios de Alagoas. 

De acordo com o monitoramento hidrometeorológico realizado pela Sala de Alerta da Semarh, o nível do rio Mundaú está em elevação. Segundo a publicação, o rio Mundaú e de seus principais afluentes nas cabeceiras atingiram as cotas de atenção nos municípios de Palmeirina – PE, União dos Palmares, Murici e Rio Largo.  

De conformidade com o documento, caso haja continuidade das chuvas, há risco de transbordamento do rio nos municípios de União dos Palmares e Murici durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (04/08/2022). 

A publicação adverte que o nível do rio Paraíba está em elevação. No município de Atalaia, o rio Paraíba atingiu a cota de atenção. “Caso haja intensificação das chuvas, há risco de elevação do nível do rio e transbordamento no município de Atalaia durante a manhã desta quinta-feira (04/08/2022)”, frisa. 

O documento ressalta que os níveis das lagoas Mundaú e Manguaba estão em elevação. “Caso haja continuidade das chuvas, há risco de transbordamento nos municípios de Marechal Deodoro, Pilar, Satuba, Santa Luzia do Norte, Maceió e Coqueiro Seco durante esta quinta-feira (04/08/2022)”, assinala  

Em relação ao nível do rio Jacuípe, o mesmo ultrapassou a cota de atenção e permanece com tendência de elevação, nos municípios de Jacuípe e Colônia Leopoldina durante a madrugada desta quinta-feira (04).  

A publica destaca que existe risco de transbordamento dos pequenos rios e riachos da Zona da Mata e Litoral Alagoano (Incluindo a região metropolitana), devido ao acúmulo de chuva dos últimos dias.  

“É importante o acompanhamento diário da previsão do tempo, juntamente com o monitoramento dos níveis dos rios pelo site da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico Sala de Alerta - Rede de Monitoramento Hidrometeorológico de Alagoas - SEMARH / Agência Nacional de Águas”, assinala a publicação. 

*Redação Alagoas Alerta 



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 33
Notícias Agora
Google News