26/04/2024 15:33:19

Política
21/07/2022 20:00:00

Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro

Nessa segunda (18/7), presidente Jair Bolsonaro promoveu encontro com diplomatas estrangeiros para voltar a questionar sistema eleitoral


Embaixada dos EUA diz confiar em eleições após reunião com Bolsonaro

A embaixada dos Estados Unidos do Brasil reiterou nesta terça-feira (19/7), em comunicado divulgado à imprensa, a confiança no sistema eleitoral brasileiro.

A nota (leia a íntegra abaixo) foi veiculada um dia após o encarregado de negócios da embaixada norte-americana, Douglas Koneff, participar de encontro promovido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no qual o chefe do Executivo brasileiro voltou a levantar suspeitas sobre a urna eletrônica.

“Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores”, diz trecho do comunicado.

Na declaração à imprensa, a embaixada ainda disse estar confiante de que as eleições de outubro deste ano “vão refletir a vontade do eleitorado” e que o atual sistema de urnas eletrônicas “servem como modelo para as nações do hemisfério [Norte] e do mundo”.

Reunião com diplomatas

Nessa segunda-feira (18/7), o presidente Jair Bolsonaro recebeu cerca de 40 diplomatas estrangeiros para falar sobre a segurança das urnas eletrônicas.

No encontro com embaixadores, que ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com a estrutura do governo para divulgação, o chefe do Executivo federal repetiu argumentos já desmentidos por órgãos oficiais e reiterou que as eleições deste ano devem ser “limpas” e “transparentes”.

Logo após o fim do evento com embaixadores, o próprio presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Edson Fachin, disse, sem citar Bolsonaro, que muitos “buscam, sem muito disfarce, diluir a própria República e a constitucionalidade”.

Leia a íntegra da nota divulgada pela embaixada

“Como já declaramos anteriormente, as eleições no Brasil são para os brasileiros decidirem. Os Estados Unidos confiam na força das instituições democráticas brasileiras. O país tem um forte histórico de eleições livres e justas, com transparência e altos níveis de participação dos eleitores.

As eleições brasileiras, conduzidas e testadas ao longo do tempo pelo sistema eleitoral e instituições democráticas, servem como modelo para as nações do hemisfério e do mundo.

Estamos confiantes de que as eleições brasileiras de 2022 vão refletir a vontade do eleitorado. Os cidadãos e as instituições brasileiras continuam a demonstrar seu profundo compromisso com a democracia. À medida que os brasileiros confiam em seu sistema eleitoral, o Brasil mostrará ao mundo, mais uma vez, a força duradoura de sua democracia.”

metrópoles



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 44
Notícias Agora
Google News