19/04/2024 05:27:40

Meio Ambiente
18/07/2022 00:00:00

Pantanal começa a temporada mais seca do ano em estado de alerta

Desde janeiro, região perdeu mais de 123 mil hectares, um aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado.


Pantanal começa a temporada mais seca do ano em estado de alerta

O Pantanal começa a temporada mais seca do ano em estado de alerta. Os incêndios de 2022 já destruíram uma área maior em relação ao mesmo período do ano passado. A preocupação é que as chamas se espalhem ainda mais a partir de agora.

A linha de fogo e a cortina de fumaça vão longe. Dão a dimensão do incêndio no Pantanal do Nabileque, em Corumbá. Em terra, a sucuri escapou por pouco. Enquanto combatem as chamas, os bombeiros tentam amenizar o sofrimento da serpente.

Em uma fazenda da Nhecolândia, os peões retiraram o gado, mas o incêndio consumiu 1,5 mil hectares de pastagem.

“Apesar de estarmos com as cercas aceradas, que permitiu o controle do fogo, e a pastagem mais baixa, houve um prejuízo. Foi queimado mais de quatro quilômetros de cerca, com perda de mais de 700 postes”, contou o pecuarista Gilson Barros.

Desde janeiro, já são 717 focos de calor, e o Pantanal perdeu mais de 123 mil hectares, aumento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento é do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O mais preocupante é que esse ainda não é o pico da estiagem na região.

“É uma condição de solo muito seca, biomassa acumulada muito intensa, fora que a gente tem uma perspectiva da repetição pelo terceiro ano seguido do fenômeno La Niña, que é um fenômeno que já não se repete há três anos seguidos há 70 anos”, explica o diretor-executivo do SOS Pantanal, Leonardo Gomes.

Esse já é o quarto ano seguido sem cheia no Pantanal. Choveu abaixo da média de janeiro a maio, e em junho o volume não foi suficiente para amenizar o impacto da seca. Resultado: hoje é maior o risco de incêndios no bioma.

No Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, o Corpo de Bombeiros conta com apoio de um avião. Além do combate constante, outra preocupação é com o monitoramento para evitar que os focos se espalhem.

“As temperaturas elevadas facilitam a proliferação dos focos de incêndio por toda a região de vegetação. Com isso, o corpo de bombeiros criaram brigadas de incêndios florestais envolvendo os produtores rurais e fazendeiros, que estão ajudando grandiosamente no controle desses focos de incêndio”, diz Fábio Pereira Lima, major do Corpo de Bombeiros.

g1



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 29
Notícias Agora
Google News