Em uma nova reunião realizada pelo Grupo Técnico da Sala de Situação da Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nessa quinta-feira (07), ficou decidida a ampliação de leitos clínicos e de UTI devido a incidência crescente no número de casos e óbitos pela doença em Alagoas.
De acordo com o que foi apresentado na reunião, o Boletim Epidemiológico mais recente mostrou que o Estado tem 309.465 casos confirmados de pessoas acometidas com a Covid-19. Foram 712 novas notificações e três óbitos nas últimas 24 horas, segundo apontou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
O chefe do gabinete de Combate à Covid-19, infectologista Renee Oliveira, destaca que tanto os números de leitos Clínicos para quadros leves, quanto os de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão sendo ampliados no Estado, devido ao aumento de casos da doença.
“Este momento que estamos vivenciando hoje é muito parecido com o que estava acontecendo em janeiro, quando a variante Ômicron apareceu, que deu uma subida súbita. Isso demonstra, comprovadamente através de exames que nós já temos até o momento, que o número de pessoas com Covid-19 no Estado é muito grande e temos que levar em consideração também a questão da subnotificação. Muitas pessoas apresentam o quadro de síndrome gripal e não fazem o teste, e outras pessoas quando fazem esses exames não entram no sistema, que no caso seriam os autotestes”, explica Renee Oliveira.