16/04/2024 07:55:46

Saúde
14/06/2022 08:00:00

7 sinais que a criança com meningite apresenta

Saiba reconhecer os sintomas dessa doença grave


7 sinais que a criança com meningite apresenta

meningite é uma causada pela inflamação das meninges, membradas que envolvem o cérebro. A doença é provocada por fungos, vírus ou bactérias e, se não tratada corretamente, pode gerar consequências graves, como trombose e até morte.

Paulo Olzon Monteiro da Silva, médico infectologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), disse ao site VivaBem que as crianças, principalmente em idade escolar, são as mais afetadas pela meningite. Saiba quais são os 7 sintomas da doença para poder levar a criança ao médico sem demora.

1 - Febre alta

Crianças pequenas podem até ter convulsão associada à febre, dependendo do tipo de infecção. Visão turva e confusão mental também podem acompanhar esse sintoma.

2 - Rigidez da nuca

O pescoço da criança fica endurecido porque, com a inflamação, as sustentações da cabeça se irritam e se contraem. Coloque a criança deitada sobre a cama, pegue a cabeça dela e tente flexioná-la para a frente, de modo que o queixo toque o peito. A pessoa com meningite normalmente não consegue fazer isso.

3 - Vômito

Náuseas e dores abdominais também são sintomas.

4 - Dor de cabeça

O incômodo é intenso e se espalha por várias áreas da cabeça.

5 - Manchas na pele

Quadros com lesões na pele são potencialmente mais graves. As manchas estão mais associadas a doenças causadas pela bactéria meningococo e podem ser um sinal de uma infecção disseminada pelo corpo.

6 - Alteração de comportamento

É importante ficar atento se o bebê apresenta sonolência ou irritabilidade intensa, choro inconsolável ou se recusa a mamar.

7 - Moleira alta

O abaulamento da fontanela, ou moleira alta, pode ocorrer nas crianças pequenas por conta do aumento de pressão dentro do crânio.

notícias ao minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News