29/03/2024 12:58:34

Educação
13/06/2022 08:00:00

Pós-graduação: o que é, como fazer e quais são os tipos


Pós-graduação: o que é, como fazer e quais são os tipos

Após concluir a faculdade, muitas pessoas buscam modos de continuar desenvolvendo seus conhecimentos na área que escolheu estudar. O mais comum deles é a pós-graduação. Ela funciona como uma complementação à formação acadêmica e se divide em tipos distintos, cada um focado em uma maneira específica de aplicar as técnicas aprendidas na vida profissional.

Para esclarecer as principais dúvidas e explicar mais detalhes sobre todas as possibilidades que a pós-graduação oferece, reunimos abaixo tudo o que você precisa saber sobre o tema antes de escolher seu curso!

Quais são os formatos de pós-graduação que existem?

Há dois formatos diferentes de pós-graduação. Um deles é o stricto sensu, mais focado para a pesquisa científica e carreira na docência. Esse tipo compreende os cursos de mestrado e doutorado. Ao outro se dá o nome de lato sensu, que é voltado para uma especialização dentro da área de atuação, como no caso dos cursos de MBA (Master Business Administration).

Enquanto o primeiro é direcionado às pessoas que desejam investir no estudo acadêmico como profissão, o segundo destina-se ao desenvolvimento de novas habilidades capazes de aumentar o valor do estudante no mercado de trabalho. Mas, com a crescente integração entre áreas para a criação de tecnologias e serviços, muitos dos conhecimentos contidos nos dois formatos podem acabar se misturando.

Qual a diferença entre mestrado, doutorado, especialização e MBA?

No mestrado, é possível desenvolver os conhecimentos, principalmente teóricos, aprendidos durante o período de graduação. Nesse tipo de curso, o aluno é orientado por um professor e precisa produzir uma pesquisa, que será apresentada a uma banca avaliadora no final. Em média, tem duração de um a dois anos, podendo ser acadêmico, como foco em uma carreira científica, ou profissional, voltado para a aplicação prática na profissão.

Já o doutorado contempla mais fortemente os alunos que desejam seguir uma carreira acadêmica. Durante o curso, que dura de três a quatro anos, uma pesquisa com tese inédita para a área de conhecimento específica precisa ser desenvolvida, além do cumprimento de uma determinada quantidade de disciplinas obrigatórias. Após sua conclusão, o estudante se torna apto para lecionar em instituições públicas de ensino superior e atuar como pesquisador.

© Foto 1: Pexels/Emily Ranquist Foto 2: Pexels/RF._.studio Foto 3: Pexels/Abby Chung Foto 4: Pexels/Christina MorilloPós-graduação: o que é, como fazer e quais são os tipo
Pós-graduação: o que é, como fazer e quais são os tipos

Cursos de especialização tem como objetivo tornar o estudante especialista em determinada área de atuação. Isso acontece por meio do ensino das técnicas necessárias para se colocar em prática todo o conhecimento teórico no cotidiano da profissão. A duração costuma ser de, no mínimo, 360 horas-aula, segundo o regulamento do Ministério da Educação (MEC).

No caso do MBA, sigla para Master Business Administration, a formação é voltada para a área de gestão empresarial. Esse tipo de curso é ideal para o estudante que quer conquistar cargos de liderança em sua área de atuação profissional. Pode ser concluído dentro de um período de 6 a 18 meses.

Como fazer pós-graduação?

mulher escrevendo em lousa branca
© Roanna Azevedomulher escrevendo em lousa branca

Todas as pessoas que possuem diploma ou certificado que comprove a conclusão de ensino superior podem fazer pós-graduação. A forma de ingressar em um dos cursos da modalidade vai depender da instituição onde se deseja estudar, principalmente se ela é pública ou particular.

No tipo stricto sensu, costuma-se realizar uma prova ou apresentar um projeto de pesquisa para ser admitido. Isso é feito para garantir que o aluno tem capacidade de acompanhar o conteúdo do programa de estudos, mais focado no conhecimento científico.

No caso de cursos lato sensu, geralmente é necessário apenas a apresentação do diploma e de outros documentos. O currículo profissional do candidato também pode ser analisado como critério classificatório, assim como determinadas exigências definidas pelas instituição de ensino, que admitem apenas estudantes que se graduaram em cursos ou áreas de conhecimento específicas.

msn



Enquete
Se fosse fosse gestor, o que você faria em União dos Palmares: um campo de futebol ou a barragem do rio para que não falte agua na cidade?
Total de votos: 95
Notícias Agora
Google News