16/04/2024 12:49:22

Leitura de Domingo
12/06/2022 10:00:00

Nódulo na tiroide: O que é e quais os sintomas que requerem ajuda médica


Nódulo na tiroide: O que é e quais os sintomas que requerem ajuda médica

Nódulos da tiroide surgem no interior da glândula. São mais frequentes no sexo feminino e as hipóteses de vir a ter um aumentam com a idade. Contudo, estes podem ser classificados em benignos ou malignos, também designados por câncer ou carcinoma da tiroide. 

Um nódulo é maligno quando tem capacidade para invadir outras estruturas fora dos limites físicos da glândula. Estes nódulos são, no entanto, pouco frequentes, sendo identificados em apenas 5% das pessoas com bócio nodular. O carcinoma da tiroide também pode ter vários tipos, sendo o carcinoma papilar o mais comum e, na generalidade dos casos, o menos agressivo, acrescenta-se.

A carência de iodo, alterações genéticas, inflamação da tiroide e a exposição a radiações na infância são alguns dos fatores que podem contribuir para o aparecimento de nódulos na tiroide. A maioria não provoca sintomas. Assim, quando estes existem podem ser consequência tanto do mau funcionamento da tiroide, como do seu volume excessivo. Palpitações, perda de peso, tremores; ansiedade e intolerância ao calor são alguns deles. Os nódulos muito volumosos podem comprimir as estruturas vizinhas do pescoço, causando rouquidão, dificuldade em respirar e em deglutir.

A tiroide, recorde-se, é uma glândula com cerca de cinco centímetros de diâmetro, localizada na face anterior do pescoço, e, apesar de discreta, é fundamental para o corpo humano. As complicações no seu funcionamento podem estar na origem de muitos sintomas inexplicáveis, mas com graves consequências para a saúde. Esta glândula regula a produção de energia, de calor, de batimentos cardíacos e até o bom funcionamento do intestino. 

noticias ao minuto



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 21
Notícias Agora
Google News