16/04/2024 16:23:48

Geral
11/06/2022 04:00:00

Testemunha viu mais uma pessoa com suspeito em lancha no AM, diz delegado

Informação vem de uma das duas testemunhas ouvidas entre quarta (8) e quinta-feira (9), segundo o delegado de Atalaia do Norte, Alex Perez.


Testemunha viu mais uma pessoa com suspeito em lancha no AM, diz delegado

Uma testemunha ouvida pela Polícia Civil do Amazonas na quarta-feira (8) disse que viu Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como "Pelado", com uma segunda pessoa na lancha do suspeito, no dia em que a dupla desapareceu. As informações são do delegado de Atalaia do Norte, Alex Perez.

Amarildo é investigado por envolvimento no desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips e teve a prisão preventiva decreta na quinta-feira (9), com duração de 30 dias. Até o momento, foram ouvidas oito pessoas, sendo duas delas de quarta para quinta-feira, segundo Perez.

De acordo com o delgado, a testemunha viu o momento em que Dom e Bruno passaram em uma embarcação e, logo em seguida, Amarildo e essa segunda pessoa, na lancha.

Ainda conforme a mesma testemunha, Amarildo foi visto sozinho na mesma lancha algum tempo depois .

"De ontem [quarta] para hoje [quinta] ouvimos mais duas testemunhas. Uma delas, em viagem à sede do município, nas proximidades da comunidade Cachoeira, próximo ao lago do Ipuca, presenciou o momento em que Dom e Bruno passaram por ele em outra embarcação. E, minutos depois, cerca de dois e três minutos, viu também o Amarildo acompanhado de outra pessoa em outra embarcação passando por ele também. E seguindo viagem em direção a sede do município e em determinado momento viu a embarcação de Amarildo, só que dessa vez ele estava sozinho", disse.

A perícia encontrou vestígios de sangue na embarcação usada por Amarildo (veja mais abaixo). As amostras foram transportadas para análise em Manaus.

O caso

Bruno e Phillips foram vistos pela última vez na comunidade ribeirinha São Rafael por volta das 6h de domingo (5). De lá, eles partiram rumo a Atalaia do Norte, viagem que dura aproximadamente duas horas de lancha, mas não chegaram ao destino.

Amarildo está preso desde terça-feira (7), mas por outro motivo. Durante as investigações sobre o sumiço dos dois, as autoridades encontraram com ele uma porção de droga e munição de uso restrito. Na ocasião, também foi apreendida a lancha usada por ele.

 Perícia na embarcação

Lancha vai passar por perícia, em Atalaia do Norte, no Amazonas. — Foto: Henrique Filho/Rede Amazônica

Lancha vai passar por perícia, em Atalaia do Norte, no Amazonas. — Foto: Henrique Filho/Rede Amazôni

De acordo com o delegado do município, a perícia na embarcação foi feita com o uso de luminol, que apontou "vários vestígios de sangue".

"Resta saber, comprovar, com o laudo, se se trata de sangue humano ou de animal. Ainda não temos essa confirmação, mas a perita informou que o laudo sairá em tempo hábil", afirmou o delegado, sem dar, porém, uma previsão de quando isso deve acontecer.

A Polícia Federal informou que o material coletado durante a perícia foi encaminhado de helicóptero para Manaus para ser analisado.

Buscas

Mapa mostra onde jornalista e indigenista desapareceram na Amazônia — Foto: Arte/g1

Mapa mostra onde jornalista e indigenista desapareceram na Amazônia — Foto: Arte/g1

As buscas pelos dois começaram ainda no domingo por integrantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja). Sem obter sucesso, a organização indígena acionou na segunda-feira (6) as autoridades e divulgou nota à imprensa comunicando o desaparecimento dos dois.

g1-am



Enquete
Na Eleição de outubro, você votaria nos candidatos da situação ou da oposição?
Total de votos: 24
Notícias Agora
Google News