20/12/2025 05:54:51

Polícia
25/05/2022 05:00:00

Exame de DNA confirma que ossada encontrada no Benedito Bentes é do menino Kauã

Com o resultado, divulgado nesta terça, pelo Instituto de Criminalística, ossada poderá ser liberada para sepultamento

Exame de DNA confirma que ossada encontrada no Benedito Bentes é do menino Kauã

O Laboratório de Genética Forense do Instituto de Criminalística (IC) de Alagoas confirmou, nesta terça-feira (24), que o resultado do exame de DNA realizado na ossada de uma criança encontrada no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, é do menino Márcio Kauã Ferreira Acioli, de 2 anos e 10 meses.

O pequeno havia desaparecido enquanto estava sob os cuidados de dois tutores, um deles menor de idade. Com o resultado, a ossada será liberada para que a família possa fazer o sepultamento.

A confirmação da identidade da ossada se deu após realização do exame de DNA. De acordo com a perita criminal Carmélia Miranda, responsável pelo exame, ela recebeu do IML de Maceió um fragmento ósseo de fêmur retirado do cadáver até então não identificado e células orais coletadas em Dirlene Ferreira Acioli, mãe do menino Kauã, que estava desaparecido.

Ela explicou que, mesmo diante de tantos indícios de que os restos mortais eram da criança Kauã, e embora houvesse a própria confissão do autor da morte e a indicação dele sobre o local onde ocultou o cadáver, juridicamente não era possível liberar a ossada sem uma prova científica. Por esse motivo, foi necessária a realização do exame de DNA para constatar que a ossada era realmente do filho biológico de Dirlene.

“Do ponto de vista forense, realizar a identificação humana das vítimas, seja de restos mortais ou remanescentes, tem a importância de garantir os devidos trâmites legais para a conclusão das investigações. Mas, do lado humano, o resultado desse exame irá garantir à mãe e a todos os familiares desse menino fechar um ciclo após a liberação da ossada para o sepultamento”, disse Carmélia Miranda.

gazetaweb