27/06/2024 12:06:30

Educação
22/04/2022 10:00:00

Justiça determina que Ministério da Educação consulte Conselho Nacional de Saúde para autorizar e reconhecer cursos de medicina

Ação do Ministério Público Federal (MPF) diz que programa Mais Médicos foi usado para simplificar processo. G1 aguarda resposta da pasta. Por g1 DF


Justiça determina que Ministério da Educação consulte Conselho Nacional de Saúde para autorizar e reconhecer cursos de medicina

A 22ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal decidiu, na segunda-feira (18), que o Ministério da Educação (MEC) deve consultar o Conselho Nacional de Saúde para autorizar e reconhecer novos cursos de graduação em medicina. A ação civil pública atende um pedido do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com o processo, o MEC dispensou a manifestação do conselho na autorização de cursos de graduação em medicina de instituições de ensino privadas no âmbito do programa Mais Médicos. O g1 entrou em contato com a pasta, mas não obteve retorno.

Para conseguir a liberação, o MPF diz ainda que portarias normativas, publicadas pelo MEC, "simplificaram o processo de autorização e credenciamento de cursos de medicina abrangidos pelo programa".

A Justiça entendeu que o CNS deve avaliar, inclusive, os cursos que já estão em andamento. O juiz à frente da decisão, Ed Lyra Lea considerou ainda que o conselho é "um órgão colegiado de caráter permanente e deliberativo, integrante da estrutura regimental do Ministério da Saúde".

O magistrado citou um trecho da resolução do CNS que estabelece que o órgão deve "articular-se com o Ministério da Educação quanto à criação de novos cursos de ensino superior na área da saúde, no que concerne à caracterização das necessidades sociais".

g1

 


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 393
Notícias Agora
Google News