Na tarde desta sexta-feira (1º), profissionais e gestores participaram da cerimônia de entrega da reforma e revitalização no Hospital Geral do Estado (HGE). Na ocasião, Paulo Teixeira, gerente da maior emergência alagoana, destacou o trabalho desempenhado pelo governador Renan Filho e pelo secretário Alexandre Ayres na Saúde.
"Em nenhum governo foi possível ver tanto avanço nesta área como na atual gestão. Foram seis hospitais, em um período de três anos, além das sete Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o que remete a um atendimento mais ágil e humanizado. Reforçando ao HGE seu perfil de urgência e emergência, algo também conseguido no atual momento. Hoje recebemos nossos pacientes e temos a oportunidade de cuidar da nossa casa com mais carinho, deixando-a mais acolhedora. Também dos nossos profissionais, que trabalhavam sempre com um número acima de atendimentos", salientou.
Na ocasião, Paulo Teixeira enfatizou que, além de mudanças estruturais o HGE, através de seus profissionais, tinha mudado de mentalidade, mudado a cultura, avançado demais. "Não podemos retroceder mais, hoje temos um HGE muito mais humanizado. Na pandemia do novo coronavírus, para se ter uma ideia, ficamos de portas abertas 24h por dia, de domingo a domingo, prestando assistência e criando novos métodos de humanização para acolher os pacientes e seus familiares. Tudo em meio a uma pandemia que assustou o mundo. Crescemos demais!", acrescentou.
Alexandre Ayres, ressaltou estar finalizando sua gestão e dizendo suas últimas palavras como secretário da Saúde, na área Azul do HGE, hospital que foi motivo de tanta preocupação e cuidado. "Deixo o cargo com a sensação de dever cumprido. Eu não sairia tranquilo se fosse conhecido apenas como o secretário que mais construiu hospitais e não olhou para o hospital mais importante do Estado. Tenho os pés no chão em saber que muito foi feito mas, também, ainda há muito a se fazer", falou agradecendo o empenho de cada profissional que faz a unidade hospitalar de emergência.
Neste primeiro momento, passaram por reforma a porta de entrada da urgência – área Azul -, o Serviço de Nutrição e Dietética – incluindo o refeitório -, enfermarias da internação, além da construção completa de um novo Centro de Imagem. Na Área Azul, o Governo de Alagoas investiu em novas instalações elétricas e hidráulicas, instalou novos revestimentos, reestruturou a climatização e os mobiliários, modernizou os equipamentos e repensou os espaços para melhor acolhimento aos doentes. A ideia foi facilitar o deslocamento de pacientes, conceder mais segurança, melhores condições de trabalho e permitir uma melhor acomodação de pacientes e acompanhantes.
O que inclui a recepção com novos banheiros adequados a Portadores de Necessidades Especiais, consultórios e as salas do Serviço Social (com espaço apropriado para recebimento dos familiares dos pacientes), de observação, de urgência, de descanso (masculina e feminina) e de convivência. No Serviço de Nutrição e Dietética, todos os espaços foram projetados para atender as necessidades dos servidores, que há anos conviviam com instalações precárias e que dificultavam a qualidade do condicionamento e da preparação dos alimentos. Também foi inaugurado um novo refeitório, que já está em funcionamento diário. Toda a estrutura do setor de produção de alimentos foi modernizada e está atendendo as normas técnicas que asseguram a segurança dos servidores e, principalmente, dos pacientes que precisam receber uma alimentação que ajude na recuperação da saúde.
O Centro de Imagem conta com uma nova sala de Raios-X, mais um tomógrafo, posto de enfermagem e salas de espera, de laudo e de recuperação do paciente. Nas enfermarias da internação, foram realizadas melhorias no espaço físico, como reforma das paredes, revestimentos, pintura e manutenção de janelas, além de uma modificação dos mobiliários e bancadas no posto de enfermagem/médico. Outros setores receberam a conservação de suas estruturas, como pinturas, reparos e o conserto de mobiliários.
Fonte: saude.al.gov.br
Conexão Notícias