Um tiroteio matou ao menos19 pessoas no domingo (27) em um ataque a um local clandestino de rinha de galos em Las Tinajas, no estado de Michoacán, no México. Segundo informações da imprensa local, a região vem sofrendo pela violência e conflitos entre grupos de traficantes.
"Dezenove corpos sem vida (16 homens e 3 mulheres), que apresentavam ferimentos provocados por armas de fogo foram encontrados na localidade La Tinajas, no estado de Michoácan", informou a Procuradoria Geral do Estado (FGE, na sigla em espanhol).
Outras pessoas que estavam no local ficaram feridas e tiveram que ser levadas para hospitais, ainda segundo a Procuradoria. O número total de feridos não foi informado. Uma investigação foi iniciada para esclarecer o ocorrido.
Conforme as autoridades, a FGE foi informada às 22h30 no horário local (1h30 de segunda-feira no horário de Brasília) sobre um ataque cometido contra as pessoas que estavam no local usado para o evento clandestino.
Pelo Twitter, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Michoacán afirmou que tenta procurar os responsáveis pela chacina.
“Funcionários desta Secretaria de Segurança Pública realizam rondas com o objetivo de capturar os responsáveis pelos atos violentos registrados em um Palenque clandestino em Zinapécuaro, onde há vários feridos e mortos”, escreveu.
O estado de Michoacán e o vizinho Guanajuato estão entre os que registram os maiores índices de violência no México, devido à guerra entre grupos rivais envolvidos no tráfico de drogas e outras atividades ilegais, como o comércio de combustível roubado.
Em fevereiro, um grupo armado assassinou entre 11 e 17 pessoas durante um velório no estado em fevereiro, segundo a imprensa local. O ataque foi atribuído às disputas entre grupos rivais.
O governo não conseguiu determinar o número de mortes no massacre devido à ausência de corpos, mas pelo menos 11 pessoas foram encontradas no local.
br.noticias.yahoo.com