20/12/2025 09:34:03

Guerra
30/03/2022 02:00:00

Diversos países da UE pedem que seus cidadãos se abstenham de lutar na Ucrânia

Diversos países da UE pedem que seus cidadãos se abstenham de lutar na Ucrânia

Sete países da União Europeia (UE), entre eles França, Alemanha, Itália e Espanha, pediram nesta segunda-feira (28) a seus cidadãos que não ofereçam como voluntários para ajudar a Ucrânia a combater a invasão russa, em uma declaração de seus ministros da Justiça.

Os ministros desses sete países-membros da União Europeia "foram unânimes em desincentivar os europeus a se juntarem" às fileiras de combatentes voluntários, segundo um comunicado emitido após a reunião do chamado Grupo Vendôme, publicado pelo ministério belga.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou no final de fevereiro a criação de uma "legião internacional" para apoiar o exército de seu país contra a Rússia.

O grupo Vendôme reúne os ministros da Justiça de França, Alemanha, Holanda, Espanha, Itália, Luxemburgo e Bélgica.

No início de março, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano disse que cerca de 20 mil combatentes estrangeiros, principalmente de países europeus, tinham se oferecido como voluntários para lutar contra a Rússia.

"Evidentemente, desaconselhamos as pessoas a ir para um cenário de guerra", disse, por sua vez, o ministro do Interior da França, Gérald Darmanin, após uma reunião com seus homólogos europeus em Bruxelas.

br.noticias.yahoo.com