A cadela Piaba virou atração na cidade de Anadia, interior de Alagoas. É que ela participa de todos os eventos que a igreja Católica promove na cidade. Isso vai de Missas, a terços de casa em casa, passando por celebrações, até velórios e enterros. E não é de agora que Piaba virou uma verdadeira "beata". Segundo moradores, há pelo menos 15 anos, o animal acompanha os fiéis por todos os lugares.
Piaba frequenta eventos religiosos há pelos menos 15 anos - Foto: Via TV Gazeta
"A cadelinha Piaba é sempre bem-vinda e faz parte do cotidiano não só da comunidade, mas de toda cidade. Todos conhecem a cadelinha Piaba e cuidam dela, colocam ração, comida, quando chega na porta. Na porta da casa paroquial ela sempre tem um lugarzinho para descansar. Ela faz parte realmente da vivência de todos", afirma Padre Erik Oliveira, pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade.
A moradora Duciera Torjal conta que nos velórios, por exemplo, a cadela passa a noite toda velando o corpo do defunto. Depois, ela também acompanha o cortejo até o cemitério. Em seguida, conta Torjal, Piaba volta à casa da pessoa que faleceu, entra nos quartos, na sala e logo após vai embora. "Ela representa uma boa companhia, uma boa amiga, ela é comportada comigo, toda cinco horas chega na minha porta, me chama", relata a moradora.
Já o comerciante Alexandre Rocha acredita que Piaba tem 17 anos de idade. "Ela apareceu parida, vizinho ao supermercado, por trás de uma banca de pastel. Me lembro porque eu já levada minha filha com dois anos para olhar os cachorrinhos dessa cadela. Depois os filhotes foram adotados", diz.
A estudante Deborah Oliveira afirma que o "amor do animal é o mais sincero que existe". "Então quando a gente vê esse amor, além de com as pessoas, tem uma relação com a igreja, a gente vê que a coisa é de Deus mesmo".
Gazetaweb