Em meio à guerra que trava contra a Ucrânia , a Rússia decidiu se retirar do Conselho da Europa, órgão de defesa dos direitos humanos no continente. A decisão foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores russo.
Antes disso, a Rússia já havia sido suspensa do grupo, uma vez que muitos dos membros condenaram a invasão feita pelo governo Vladimir Putin no território ucraniano.
Segundo a CNN Brasil, a atitude da Rússia foi no sentido de antecipar uma expulsão que provavelmente ocorreria, pois uma sessão extraordinária da Assembleia Parlamentar do conselho havia sido agendada para esta terça-feira (15).
Ao se retirar da entidade, o governo russo alegou que membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia que compõem o conselho estão transformando-o em "um instrumento de política anti-Rússia".
Um dos efeitos de tal medida é que a população russa não poderá mais recorrer ao Tribunal de Direitos Humanos da Europa contra o governo Putin. Fora do Conselho, a Rússia não mais estará sujeita à Convenção Europeia de Direitos Humanos.
ultimosegundo.ig.com.br