20/12/2025 09:34:10

Mundo
13/03/2022 00:00:00

Turquia se recusa a adotar sanções contra Rússia a pedido da OTAN, contrariando o bloco

Turquia se recusa a adotar sanções contra Rússia a pedido da OTAN, contrariando o bloco
Pouco depois de a Rússia lançar uma operação especial militar para "desmilitarizar" e "desnazificar" a Ucrânia, os EUA e seus aliados ocidentais impuseram pacotes de sanções rigorosas contra Moscou.
 
A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) vai tomar decisões importantes durante a cúpula em Madri em junho, disse o secretário-geral da aliança Jens Stoltenberg à emissora NTV da Turquia.
 

"Sim, esperamos que todos os nossos aliados introduzam sanções. Assim poderemos fazer a Rússia pagar o preço. Também comuniquei ao senhor [Mevlut] Cavusoglu. A Turquia desempenha aqui um papel principal", disse ele, citado pelo CNN Turk.

Stoltenberg acrescentou ainda que a OTAN pede a todos os aliados europeus que aumentem seus orçamentos militares.
A declaração surge depois de o chefe das Relações Exteriores da União Europeia (UE), Josep Borrell, dizer na quinta-feira (10) que o bloco atingiu o limite de sua capacidade de impor sanções financeiras à Rússia. Referindo-se a uma possível proibição de gás e petróleo russos – uma medida que foi tomada anteriormente pelos EUA – Borrell disse que isso seria muito mais difícil para a UE fazer do que para Washington.
 
br.sputniknews.com