20/12/2025 09:37:17

Mundo
06/03/2022 00:00:00

Veículos de imprensa são censurados após lei russa sobre fake news

Veículos de imprensa são censurados após lei russa sobre fake news

A agência de comunicação da Rússia anunciou, nesta sexta- feira (4), que bloqueou do país os veículos de imprensa como a BBC, Voice of America, Radio Free Europe/ Radio Liberty, Deutsche Welle e outros meios de comunicação.

O bloqueio ocorre após aprovação unânime do congresso russo da nova lei que prevê até 15 anos de prisão para quem publicar o que foi considerado notícia falsa sobre os militares russos.

A organização declarou algumas informações divulgadas pela mídia ocidental como "notícias falsas". Alguns dos próprios veículos já se manifestaram e anunciaram a interrupção das operações e coberturas em solo russo.

Em nota, a BBC publicou que “nossos jornalistas na Ucrânia e ao redor do mundo continuarão a reportar sobre a invasão à Ucrânia, o acesso a informações precisas e independentes é um direito humano fundamental que não deve ser negado ao povo da Rússia, milhões dos quais confiam na BBC News todas as semanas”, disse o diretor - geral da BBC, Tim Davie.

Os sites de Meduza e da rádio Svoboda estavam inacessíveis. O jornal russo Novaya Gazeta, do vencedor do Nobel da Paz, Dmitry Muratov, afirmou que irá remover conteúdos sobre a ação militar do país na Ucrânia de seu site devido à censura

Descrever sobre a situação na Ucrânia tornou-se uma questão delicada em Moscou.

Autoridades russas não usam a palavra “invasão” e dizem que a mídia ocidental falhou em relatar o que eles classificam como “genocídio” de pessoas de língua russa na Ucrânia. Putin declarou que a “operação militar especial” é essencial para garantir a segurança russa depois que os EUA ampliaram a aliança com a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

yahoo notícias