21/12/2025 04:10:35

Governo
27/11/2021 09:00:00

Sancionada lei que aumenta número de desembargadores no Tribunal de Justiça de Alagoas

Sancionada lei que aumenta número de desembargadores no Tribunal de Justiça de Alagoas

Foi publicado no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (26) a sanção da Lei Estadual que autoriza o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) a criar as novas vagas para desembargadores na corte. A criação dos três novos cargos já havia sido aprovada pela  Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e aguardava a sanção do governador Renan Filho. 

Com novos desembargadores, o Tribunal de Justiça transforma 25 cargos de juiz de direito com atribuições de auxiliar de 2ª e 3ª entrâncias em 3 cargos de desembargador. Questionados sobre os gastos que poderia causar, a Diretoria Adjunta de Contabilidade e Finanças do Tribunal, aponta que a mudança gerará uma economia financeira de mais de R$ 7 milhões. 

As novas vagas deverão ser preenchidas pelos critérios de antiguidade e merecimento (por juízes de terceira entrância) e pela regra do quinto constitucional, nesta ordem. 

Previsto no artigo 94 da Constituição Federal, o quinto constitucional prevê que 1/5 dos membros de determinados tribunais brasileiros sejam compostos por advogados e membros do Ministério Público. Atualmente, o TJAL possui duas vagas preenchidas pelo Ministério Público e uma pela OAB/AL.

A próxima vaga será destinada à OAB/AL, que fará uma lista sêxtupla com as indicações e encaminhará para o Pleno do Tribunal. Os desembargadores escolherão três dos indicados e encaminharão a lista tríplice para o governador decidir quem será o novo membro do TJAL. 

Cada Minuto