20/09/2024 21:03:21

Atualidade
06/11/2021 01:00:00

Defesa Civil atribui novos tremores a preenchimento de minas

Ficou determinado a suspensão de perfuração perfuração em área de tremor.


Defesa Civil atribui novos tremores a preenchimento de minas

Após tremores sentidos no final da manhã desta sexta-feira, 05, a Defesa Civil de Maceió determinou a interrupção dos trabalhos de perfuração de responsabilidade da mineradora Braskem na área das minas que estão sendo preenchidas no bairro do Mutange.

Uma reunião realizada na tarde de hoje entre técnicos da mineradora, Coordenação da Defesa Civil de Maceió e do Gabinete de Gestão Integrada para a Adoção de Medidas de Enfrentamento aos Impactos do Afundamento dos Bairros (GGI dos Bairros) chegou ao entendimento de que duas das atividades desenvolvidas pela empresa para o preenchimento das minas podem ter provocado o evento.

Os técnicos da Braskem explicaram que equipes estavam perfurando um dos poços, que está a aproximadamente 700 metros de profundidade, para poder proceder com o preenchimento das cavidades, ação que ocorre numa cavidade vizinha.

A segunda hipótese é de que um tubo que era usado na extração de sal-gema, que estava dentro da cavidade, pode ter se deslocado e provocado o sismo. As atividades poderão ser retomadas após a conclusão de estudos adicionais sobre o evento.

Os equipamentos apontam ainda que não houve registro de movimentação de solo em outros pontos dos bairros afetado. Ainda de acordo com o Cimadec, o que os moradores dos bairros sentiram foi reflexo desse tremor.

Equipes de Brigadistas e da Diretoria Operacional da Defesa Civil de Maceió estão realizando rondas e vistorias nas regiões próximas do local do epicentro do evento e das áreas no entorno do Mapa 04 de Linhas e Ações Prioritárias.

Mais cedo a Defesa Civil informou, por meio de nota, que o abalo foi de magnitude 1,41 na escala Richter a cerca de 200 metros de profundidade e ocorreu às 11h23, no bairro do Mutange, nas imediações do prédio histório do Hospital José Lopes. O tremor de terra – que durou 12 segundos – foi sentido por moradores de outros bairros, a exemplo do Residencial Morada das Árvores, no Pinheiro.

Alagoas 24 Horas



Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 11
Google News