16/06/2024 15:45:00

Saúde
31/10/2021 09:00:00

Unidade de AVC DO HGE é pioneira em Alagoas no tratamento da doença tipo isquêmico

Cerca de duas mil pessoas já foram atendidas pela Unidade de AVC nos últimos seis anos


Unidade de AVC DO HGE é pioneira em Alagoas no tratamento da doença tipo isquêmico

Em 2015 foi inaugurada a primeira unidade de Alagoas exclusiva para o tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC), que foi montada no Hospital Geral do Estado (HGE). Quase dois mil alagoanos puderam nestes seis anos, contar com os cuidados da equipe multidisciplinar, formada por médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiros, técnicos de enfermagem e serviços administrativos.

O dia mundial da doença, ocorreu na sexta-feira (29), e está entre as principais causas de morte no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. Simone Silveira que é a coordenadora da Unidade de AVC do HGE, conta que mais de 85% dos AVCs são de origem isquêmica (quando não há rompimento do vaso sanguíneo) e 15% hemorrágica; entre as hemorrágicas, cerca de 10% são hemorragias intraparenquimatosas e 5% hemorragias subaracnóideas. Um terço dos AVCs acontece em pessoas economicamente ativas:

Nas últimas décadas, várias medidas terapêuticas na fase aguda do AVC se mostraram eficazes em reduzir a ocorrência de morte e incapacidade funcional. O uso de terapia de reperfusão com trombolíticos no AVC isquêmico e o cuidado multidisciplinar nas unidades de AVC estão entre as medidas que mais contribuem com a redução de óbito e incapacidade funcional. Entretanto, é importante destacar que a prevenção é sempre a melhor alternativa”.

Jornal de Alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 321
Notícias Agora
Google News