Faltando menos de um mês para o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, podem surgir algumas dúvidas como: o que fazer para tirar nota máxima na redação? Como é feita a correção? O que faz a redação ter a nota zerada?
O g1 conferiu o Guia do Participante referente à redação do Enem 2020, disponibilizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que responde a estas perguntas.
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Confira abaixo:
O texto entregue pelo participante é avaliado por dois professores graduados em Letras ou Linguística. Cada avaliador tem independência para avaliar e atribuir uma nota à redação, sem conhecimento da nota do outro.
Para construir a nota, os professores consideram as seguintes competências:
Competências da redação do Enem
Competência 1 | Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa. |
Competência 2 | Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa. |
Competência 3 | Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
Competência 5 | Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Cada avaliador deve atribuir uma nota de 0 a 200 a cada competência, podendo totalizar 1 mil pontos nas cinco. A nota dos avaliadores serão somadas e divididas por dois, e o resultado encontrado será a pontuação do candidato. Ou seja, para tirar 1 mil na redação, é preciso "gabaritar" na avaliação dos dois professores.
As notas atribuídas pelos dois avaliadores iniciais podem apresentar discrepância, caso:
Se isso acontecer, um terceiro professor, de forma independente, avalia a redação. As duas notas que forem mais próximas serão consideradas, somadas e divididas por dois, e o resultado será a nota do candidato.
Se a discrepância permanecer depois da terceira avaliação, a redação passa a ser avaliada por uma banca composta por três professores, responsáveis por atribuir a nota final do participante.
Ainda de acordo com o Guia do Participante, a redação pode ser zerada pelos avaliadores se apresentar uma das seguintes características:
Devem ser adotados mecanismos de avaliação coerentes com o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua, que valorize o aspecto semântico e reconheça a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa, como descrito no Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005.
Devem ser adotados critérios de avaliação que considerem questões linguísticas específicas relacionadas à dislexia.
Desde a edição de 2020 do Enem, redações de participantes que apresentam transtornos do espectro passaram a ser avaliadas por uma banca especializada. Os critérios de avaliação devem levar em conta questões linguísticas específicas relacionadas ao autismo, conforme o inciso VI do art. 30 da Lei nº 13.146, de 6 de junho de 2015.
G1