17/06/2024 10:21:45

Política
06/10/2021 17:00:00

Metade dos secretários de Renan Filho deve disputar nas eleições em 22

Poder Executivo de Alagoas tem na formação atual 20 órgãos que são considerados secretarias, destes, 10 devem concorrer


Metade dos secretários de Renan Filho deve disputar nas eleições em 22

Metade do time da gestão do governador Renan Filho pretende disputar nas eleições do próximo ano. Um levantamento com informações de diferentes interlocutores aponta que o total de secretários que deve deixar o governo até o início de abril do próximo ano para disputar a eleição pode chegar a 10.

O Poder Executivo de Alagoas tem na formação atual 20 órgãos que são classificados oficialmente com a nomenclatura de Secretarias de Estado.

Alguns nomes são incentivados pelo governador Renan Filho e outros tem projetos próprios de grupo ou de partido.

O time de candidatos mais próximo do governador é formado por Alfredo Gaspar de Mendonça (Segurança), Alexandre Ayres (Saúde) e Rafael Brito (Educação).

Estes três podem disputar, respectivamente vagas para a Câmara dos Deputados ou Assembleia Legislativa, em caso de afastamento do governador em abril do próximo ano.

Se Renan Filho ficar para terminar o governo, pode ser escalado para disputas majoritárias – Senado, governo e vice.

Apontado como pré-candidato à Assembleia Legislativa, Rafael Brito pode ser também indicado pelo governador para uma composição com a Assembleia Legislativa como candidato a vice-governador.

Os demais secretários vão encarar as proporcionais e alguns já confirmaram quais cargos pretendem disputar em 2022. O jornalista Edivaldo Júnior explica quais cargos devem ser disputados pelos secretários:

Maurício Quintella (Infraestrutura) será candidato a deputado estadual. Atualmente está no PL, mas só fica no partido se conseguir montar chapa.

Arthur Albuquerque (Trabalho) também deve ser candidato a deputado estadual. Atualmente no PTB, deve mudar de partido. Terá a missão de substituir o pai, Antônio Albuquerque na Assembleia Legislativa. Arthur pode ser candidato majoritário.

Fabiana Pessoa (Desenvolvimento Social) será candidata a deputada. Poderá disputar vaga de federal ou de estadual pelo Republicanos – vai depender do cargo que o deputado federal Severino Pessoa (marido dela) for concorrer.´

Leia mais: Mulheres são disputadas para formar chapas de federal em AL

Marcius Beltrão ( Desenvolvimento Econômico e Turismo) também deve ser candidato a deputado federal. Continua filiado ao PDT, mas tudo indica que vai mudar de partido, para ele, todas estas possibilidades estão abertas.

Fernando Pereira (Meio Ambiente e Recursos Hídricos) será candidato a deputado estadual pelo PP, dependendo do que decidir a irmã dele – a deputada estadual Jó Pereira. A parlamentar trabalha o nome para a majoritária, mas não descarta a Câmara dos Deputados.

Kelmann Vieira (Prevenção à Violência) também mira uma cadeira na Câmara dos Deputados. O caso dele, no entanto, não é simples. Vereador de Maceió e filiado ao Podemos, pode ter dificuldades para mudar de partido sem risco de perda de mandato. E é possível que sua legenda não consiga formar chapa de federal em Alagoas.

Maria José da Silva (Mulher e Direitos Humanos) será – salvo fato novo – candidata a deputada estadual pelo PT. Vai compor a chapa do Partido dos Trabalhadores, que trabalha para eleger ao menos dois estaduais no próximo ano.

Eis portanto a lista – por enquanto – dos secretários de Estado que podem disputar mandatos em 22. Em ordem alfabética, para facilitar a “leitura”:

-Alexandre Ayres

-Alfredo Gaspar de Mendonça

-Arthur Albuquerque

-Fabiana Pessoa

-Fernando Pereira

-Kelmann Vieira

-Marcius Beltrão

-Maria José da Silva

-Maurício Quintella

-Rafael Brito

Jornal de Alagoas



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 368
Notícias Agora
Google News