16/06/2024 03:20:25

Polícia
19/09/2021 03:00:00

Banca organizadora do concurso da PMAL esteve envolvida na "Máfia dos Concursos"


Banca organizadora do concurso da PMAL esteve envolvida na
A banca organizadora do Concurso da Polícia Militar de Alagoas, Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), antigo Cespe esteve envolvida na 'Máfia dos Concursos', no ano de 2017. 
 
Na época mais de 33 funcionários foram demitidos da instituição devido às fraudes realizada pela organização criminosa. Apesar de não haver indícios da participação de outros servidores, a instituição decidiu desligar a equipe de organização e digitalização das provas ainda em março deste ano, quando as suspeitas de fraude começaram. O ex-funcionário do Cebraspe Ricardo Silva do Nascimento foi preso na última segunda-feira, durante a segunda fase da operação Panoptes, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal. Ele trabalhava na instituição desde 2014 com o grupo.
 
Entre os funcionários estavam servidores, terceirizados e pessoas cedidas pela Universidade de Brasília (UnB) para atuar junto à instituição. Desde o início das suspeitas, o Cebraspe contribuiu com as investigações.
 
Em Alagoas, a suspeita de fraude no concurso da Polícia Militar, se deu logo após a divulgação do resultado do certame na última sexta-feira, 10 de Setembro. Após várias denúncias e uma ação popular movida por candidatos do concurso, as outras etapas do certame foram suspensas. Em nota a Cebraspe se pronunciou sobre as acusações de fraudes. 
 
“O Cebraspe informa que os procedimentos de segurança do Centro não se limitam ao momento de aplicação das provas e abrangem todas as etapas do certame. Assim, é possível a identificação e a eliminação de pessoas que possam ter se utilizado de meios ilegais mesmo após a aplicação das provas. Informa, ainda, que, conforme o edital do certame da Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), se, a qualquer tempo, for constatado, por meio eletrônico, estatístico, visual, grafológico ou por investigação policial, que o candidato se utilizou de processo ilícito, suas provas serão anuladas e ele será eliminado do concurso público. Por oportuno, esclarece-se que o Centro já se colocou à disposição da polícia e é o maior interessado em esclarecer os fatos”, diz a nota.
(com Correio Brazilense)
 


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 314
Notícias Agora
Google News