26/06/2024 04:49:57

Mundo
18/09/2021 13:00:00

França convoca embaixadores nos EUA e na Austrália em reação ao acordo Aukus

Ministro das Relações Exteriores da França diz que a decisão foi tomada pelo presidente Emmanuel Macron diante da 'seriedade dos acontecimentos'.


França convoca embaixadores nos EUA e na Austrália em reação ao acordo Aukus

O governo da França anunciou nesta sexta-feira (17) que vai chamar para consultas os embaixadores franceses nos Estados Unidos e na Austrália.

A medida é mais uma resposta de Paris ao acordo militar Aukus, aliança militar entre americanos, australianos e britânicos que prevê o desenvolvimento de um submarino movido por energia atômica, o que prejudicaria antigas parcerias da Austrália com a França (saiba mais no fim da reportagem).

Em nota, o ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, disse que a decisão foi tomada pelo presidente Emmanuel Macron diante da "seriedade dos acontecimentos".

Recentemente, Le Drian chamou o acordo de "uma facada nas costas" dada pelo governo de Joe Biden, e comparou o atual presidente dos EUA a seu antecessor, Donald Trump.

Além disso, a França cancelou um evento de gala que estava marcado para acontecer na embaixada dos Estados Unidos em Paris, em comemoração aos 240 anos de uma das batalhas da Guerra de Independência dos EUA, no século 18 (historicamente, os franceses foram os primeiros aliados dos americanos em sua luta para se libertar do Império Britânico).

O acordo Aukus

Os EUA fecharam um negócio com a Austrália para o desenvolvimento de um submarino movido por energia atômica, no contexto da criação de uma nova aliança internacional, que inclui também o Reino Unido, chamada Aukus.

Ao anunciar o acordo, na quarta-feira, Biden disse que a ideia era reforçar as alianças do país e, também, atualizar as prioridades estratégicas dos EUA. A Austrália fica perto da China, e ter uma parceria militar com os australianos é do interesse dos americanos.

O problema é que a França tinha um acordo para fornecer submarinos convencionais para a Austrália, e esperava receber bilhões de dólares com essa venda. E esse acordo foi abandonado pelos australianos, que deram preferência aos americanos.

https://g1.globo.com/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News