17/06/2024 04:24:37

Especial
01/09/2021 11:00:00

Denúncias de maus-tratos contra idosos cresce em AL; OAB fala em falta de políticas públicas


Denúncias de maus-tratos contra idosos cresce em AL; OAB fala em falta de políticas públicas

O número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos em Alagoas cresceu 6,11% no primeiro semestre de 2021 se comparado com o mesmo período de 2020. Os dados são do Disque 100, plataforma do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH).

Ainda de acordo com os dados, entre janeiro e junho deste ano, foram 451 denúncias. Já no mesmo período de 2020, foram 425. O levantamento mostra o crescimento da contagem de casos de violência contra idosos no segundo semestre de 2020, foram 334 denúncias.

Ao Cada Minuto, o presidente da Comissão Especial do Idoso, Gilberto Irineu, explica que as denúncias recebidas pela Comissão são encaminhadas para investigação, mas disse que falta de uma delegacia especializada em Alagoas.

“Em Alagoas, nós não temos uma delegacia especializada para a população idosa. São dois estados da federação que ainda não tem delegacia especializada para recepcionar os crimes contra a população de idosos e Alagoas é um deles”, relata.

Outra problemática, segundo Gilberto, é a falta de centros de formação para atender a idosos. Ele explica que em Alagoas, existem 26 instituições de acolhimento que se mantêm por conta própria ou através de doações da população.

“O que funciona em Alagoas são instituições católicas e evangélicas, elas são privadas e não públicas, se olharmos as políticas públicas específicas para a população de idosos não vamos encontrar”, conta.

De acordo com o Estatuto do Idoso,  é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária. No entanto, Gilberto alerta que o Estado não atende os direitos da população idosa.

“Nós percebemos que as políticas públicas a nível nacional praticamente não existem, uma ou outra atende esse grande contingente de população de idosos”, concluiu.

Descaso

A idosa Maria Izabel de Jesus dos Santos, de 101 anos, que foi resgatada de uma casa no bairro da Jatiúca, em Maceió, faleceu no Hospital Geral do Estado (HGE).

Ela foi encontrada em uma residência que não proporcionava nenhum tipo de conforto e segurança que uma pessoa de 101 anos necessita. Ela sobrevivia somente da ajuda de vizinhos, já que a família não prestava o mínimo de cuidados.

O banheiro estava em péssimas condições, assim como o quarto onde a idosa foi encontrada. Ela estava em uma cama em situação bem debilitada e as equipes constataram que ela não estava se alimentando e precisava de atendimento médico.

A força tarefa realizou o resgate atendendo a um pedido do Ministério Público do Estado (MPE), para acompanhar a situação de abandono em que a idosa se encontrava.

https://www.cadaminuto.com.br/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 365
Notícias Agora
Google News