25/06/2024 19:56:29

Turismo
16/08/2021 15:00:00

Turismo em Alagoas apresenta alta e reaquece setor

Medidas estratégicas em 500 dias fortaleceu economia durante a pandemia


Turismo em Alagoas apresenta alta e reaquece setor

Hotelaria – A ocupação hoteleira no estado atingiu uma média de 76,92% em julho deste ano, registrando um aumento médio de 232% em comparação ao mesmo período de 2020, quando foi de 23,11%. “Com o avanço da vacinação e a diminuição do contágio e óbitos, aliados à liberação de praias e restaurantes com horários de funcionamento restabelecidos, o turista sente segurança de viajar novamente e vir para o nosso destino. Para este mês de agosto temos a previsão de uma ocupação hoteleira média muito boa e, a partir de setembro, outubro e novembro a previsão é de ocupações ainda mais satisfatórias”, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Alagoas (ABIH-AL), André Santos.

A ocupação também é fruto do trabalho de promoção e divulgação do Destino Alagoas realizado pelo Estado, que seguiu firme durante toda a crise sanitária, fechando parcerias com as principais operadoras do país, a exemplo da Decolar, Rappi Travel, CVC, Azul Viagens e Agaxtur.

Se há aumento da demanda turística, há também a chegada de novos empreendimentos no estado. Com o trabalho de captação realizado pelo Governo, o estado vai receber investimentos da ordem de R$ 500 milhões com a chegada de dez novos empreendimentos que estarão em operação até o segundo semestre de 2023. Será uma média de 5 mil novos leitos disponíveis, gerando mais de 3 mil empregos diretos e indiretos. Somente o Resort Vila Galé, o maior investimento privado no estado dos últimos dez anos que está em construção na praia de Carro Quebrado, na Barra de Santo Antônio, investiu mais de R$ 130 milhões e deve gerar cerca de 500 empregos diretos em Alagoas.

Pequenos negócios – A reestruturação do turismo em Alagoas passa também pela valorização dos pequenos negócios, a exemplo da padronização dos ambulantes da praia da Ponta Verde, em Maceió, com kits entregues pela Sedetur. No total, 34 ambulantes que atuam entre o antigo Alagoinhas e a Feirinha de Artesanato da Pajuçara foram beneficiados com 500 ombrelones, 2.700 cadeiras de praia, 60 lixeiras e 500 fardamentos completos – com máscara, camisa UV, boné e avental. Tudo isso com uma comunicação visual uniforme, sob o slogan promocional “Alagoas Te Faz Feliz”, padronizando os serviços prestados e levando mais conforto aos trabalhadores, turistas e visitantes da orla de Maceió.

Retomada segura – Todo o movimento de retomada do turismo em Alagoas conta com o selo Safe Travels da WTTC (World Travel & Tourism Council), entidade de turismo internacional que certifica destinos seguros ao redor do mundo, ou seja, que tenham implementado protocolos sanitários em padrão mundial. Até o momento, cinco cidades alagoanas foram contempladas com o selo Safe Travels: Maragogi, Porto de Pedras, Piranhas, Japaratinga e Delmiro Gouveia. O Estado de Alagoas passou também a sublicenciar a autenticação de segurança sanitária, concedendo-a aos destinos, empresas do segmento turístico e guias de turismo vinculados ao Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) que estão seguindo os protocolos sanitários de enfrentamento à Covid-19, e cerca de 1.533 empreendimentos turísticos já receberam o selo do Turismo Responsável do Ministério do Turismo, alçando Alagoas ao 2º lugar no ranking do Nordeste, atrás apenas da Bahia.

https://odiamais.com.br/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News