26/06/2024 06:41:52

Especial
11/08/2021 00:00:00

Dois em cada 10 brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias


Dois em cada 10 brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias

Dois em cada dez brasileiros não usaram nenhuma conta bancária nos últimos 30 dias. É o que mostra uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com a TecBan divulgada nesta quarta-feira (11).

São cerca de 34 milhões de pessoas (bancarizadas e não bancarizadas), que movimentam aproximadamente R$ 347 bilhões. É uma parcela da população composta, principalmente, por moradores do interior dos Estados, mulheres, pessoas mais jovens (18 a 34 anos), e com menor escolarização (fundamental ou médio).

Mas a maioria (81%), o equivalente a 128,9 milhões de pessoas, movimentaram a conta no último mês. Esse grupo é composto, majoritariamente, por homens, pessoas com mais de 45 anos, das capitais ou regiões metropolitanas, das classes AB e escolarizados.

Quem são esses grupos? Os desbancarizados representam 9% dos brasileiros (cerca de 16,1 milhões). A maioria deles são de regiões do interior, mulheres, das classes DE, pessoas entre 18 e 29 anos e com ensino fundamental incompleto.

Outros 10% (17,7 milhões) têm conta em banco, mas não a movimentaram no último mês. Nesta categoria, o perfil é composto, principalmente, por mulheres, do interior, com ensino médio e idades entre 30 e 34 anos.

“Ter conta em banco simplesmente não significa estar “bancarizado”. A população necessita de letramento financeiro, ou seja, precisa aprender a usar banco, precisa ter aceso aos serviços bancários, efetivamente. E, fundamental, é preciso ter renda para ter conta em banco. Precisamos de crescimento econômico”, afirma Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.

Bancos tradicionais ou digitais? Não é de hoje que os bancos digitais estão ganhando mais espaço na vida dos brasileiros. Segundo a pesquisa, quase metade da população (49%) só tem conta em bancos tradicionais e 31% aposta nos tradicionais e digitais simultaneamente. 11% optaram por ficar só com contas em digitais e 9% não possuem conta bancária.

Dentre os brasileiros que possuem carteiras digitais, 76% estouram o pacote de dados antes do período programado.

“O medo de não conseguir concretizar transações por falta de sinal ou pacote de dados móveis ainda é uma realidade muito latente, o que torna o caixa eletrônico um ambiente seguro para transacionar e altamente disponível, mesmo nas regiões mais remotas”, afirma Marcos Mazzi, gerente-executivo do Banco24Horas.

Busca por renda online

Mais de 32 milhões de brasileiros usaram algum aplicativo para trabalhar ou conseguir renda, o que representa cerca de 20% da população adulta. E 37% dos brasileiros que recebem por aplicativos sacam tudo o que ganham. “Este dado não nos surpreendeu, o que não esperávamos era que este público sacasse tudo o que o que ganha, o que mostra que o caixa eletrônico é cada vez mais um ponto de conexão entre o físico e o digital”, afirma Mazzi.

Como a pesquisa foi feita? Foram ouvidas 1.610 pessoas por telefone entre os dias 13 e 21 de maio deste ano. Todos têm mais de 18 anos e são homens e mulheres de todas as classes sociais. A margem de erro é de 2,8 pontos percentuais.

https://6minutos.uol.com.br/ 

 


Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News