26/06/2024 05:51:12

Especial
04/08/2021 04:00:00

Veja dicas de como as mães podem doar para os bancos de leite humano


Veja dicas de como as mães podem doar para os bancos de leite humano

Mesmo com a pandemia, os bancos de leite humano Brasil afora não pararam de funcionar nem de receber doações. O pequeno impacto sentido nos primeiros meses de Covid-19 no país foram superados quando a ciência já mostrou que é seguro doar leite. Para isso, basta apenas tomar alguns cuidados adicionais, como lavar as mãos e antebraços antes e usar máscara durante a ordenha do leite. No embalo da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que vai até o próximo dia 7, com o objetivo de reforçar a importância do tema, separamos algumas dicas para que as mães que assim queiram possam fazer suas doações.

O leite recebido pelos bancos de leite passa por um rigoroso processo testes e pasteurização antes de serem disponibilizados aos bebês prematuros internados em hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). Estes testes duram cerca de 48 horas e deixam o leite com validade de 6 meses congelado.

Não é preciso fazer doações muito grandes de leite. Qualquer quantidade é válida e já ajuda muito, como afirma Danielle Aparecida da Silva, Coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz):

— Os bebês prematuros não podem ir direto ao seio da mãe assim que nascem porque não conseguem sugar. A dieta de um bebê prematuro gira em torno de 2ml a 5ml de leite. Portanto, uma pequena doação pode alimentar muitos bebês que estão em uma UTI.

Para uma mulher se tornar doadora de leite, é preciso cumprir alguns requisitos, como estar saudável, estar amamentando e produzir leite para além da necessidade de seu próprio filho. Vale lembrar que, quanto mais se amamenta, mais o corpo produz leite humano. As candidatas devem entrar em contato com o banco de leite mais próximo de sua residência (veja endereços em https://rblh.fiocruz.br/localizacao-dos-blhs) e se inscrever, ligar para o Disque Saúde 136 ou para o 0800 026 8877.

— As candidatas deverão preencher um cadastro de doadora, apresentar exames de sangue realizados no pré-natal. Estando aptas, receberão um kit com frascos esterilizados, toucas, máscara e etiquetas e todas as orientações necessárias para coleta, armazenamento e entrega do leite humano ordenhado doado ao banco — explica a nutricionista Ana Paula Abreu de Souza Moreira, chefe do Banco de Leite Humano da Maternidade Leila Diniz.

A mãe pode fazer apenas uma doação ou doar leite por quanto tempo desejar. A maioria dos bancos de leite humano busca o leite doado uma vez por semana na casa das doadoras, mediante agendamento. Esses espaços funcionam também prestando atividades para lactantes, por exemplo, tirando dúvidas sobre amamentação e ajudando em casos de empedramento do leite ou mastite.

Além da doação de leite humano, os bancos de leite sempre precisam de doação de frascos de vidro com tampa de plástico, de qualquer tamanho. Este tipo de doação também pode ser retirado em casa, basta ligar no 0800 026 8877.

Doação de frascos

A partir desta quinta-feira, 5 de agosto, o Shopping Via Parque, na Barra, Zona Oeste do Rio, começa a arrecadar frascos de vidro com tampa de plástico com rosca para o armazenamento de leite. As doações podem ser feitas até o fim do mês no Espaço do Cliente do centro comercial, no segundo piso. A iniciativa é uma parceria com a Maternidade Leila Diniz, vizinha ao shopping, que faz parte do complexo do Hospital Municipal Lourenço Jorge e é referência para o apoio ao aleitamento materno.

Ao longo de agosto, o Shopping Via Parque Shopping ainda vai promover lives sobre o mundo materno no Instagram @viaparqueshopping para tirar dúvidas e abordar temas relevantes sobre a maternidade.

Passo a passo

1. Lugar limpo

A ordenha deverá ser realizada em um lugar limpo, tranquilo e longe de animais. Os cabelos deverão estar presos e cobertos com uma touca ou um lenço. Use máscara cobrindo o nariz e a boca e lavar mãos e antebraços com água e sabão.

2. Massagem

A mulher deve massagear as mamas com as mãos espalmadas, começando pela aréola, de forma circular, abrangendo toda a mama.

3. Manual ou bomba

Se a ordenha for feita manualmente, a mulher deve colocar os dedos polegar e indicador na borda da aréola, firmá-los e empurrar para trás, em direção ao corpo, e comprimir suavemente um dedo contra o outro, repetindo esse movimento várias vezes até o leite começar a sair. As primeiras gotas devem ser desprezadas. A coleta deve ser feita diretamente no frasco fornecido pelo banco de leite. Se usar bomba elétrica ou manual, esterilize o equipamento antes de cada ordenha, despreze as primeiras gotas e inicie a coleta com a bomba. Depois passe o leite para o frasco.

4. Armazenamento

O frasco deverá ser fechado e identificado com nome da doadora, data e hora da coleta e data do parto. Ele deve ser levado ao congelador ou freezer. Nunca encha até a boca, deixe sempre pelo menos dois dedos abaixo da tampa.

5. Nova ordenha

Se a primeira coleta não tiver preenchido o frasco e você estiver prestes a fazer outra coleta, utilize um copo esterilizado, repita o processo de ordenha e transfira do leite do copo para o frasco que estava no congelador. Volte com o frasco para o congelamento.

6. Validade

O leite no congelador tem validade de 15 dias. Mas o ideal é entregar para o banco até 10 dias após a coleta, para dar tempo de serem feitos os testes e o processo de pasteurização. 

https://extra.globo.com/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 391
Notícias Agora
Google News