29/06/2024 00:02:37

Especial
27/07/2021 02:00:00

Empresa japonesa anuncia pílula contra Covid-19; testes humanos já começaram


Empresa japonesa anuncia pílula contra Covid-19; testes humanos já começaram

A empresa japonesa Shionogi & Co. está desenvolvendo uma pílula contra a Covid-19, confirmando já ter, inclusive, iniciado testes humanos do medicamento. Com isso, a companhia torna-se a terceira marca a confirmar a produção de um medicamento oral contra o novo coronavírus – além dela, a norte-americana Pfizer e a alemã Merck também estão pesquisando medicamentos do tipo.

De acordo com informações do Wall Street Journal, a Shionogi promete que sua pílula contra a Covid-19, se tomada uma vez por dia, deve eliminar o coronavírus (Sars-Cov-2) do corpo em uma semana ou menos. A empresa é mundialmente conhecida por ter criado o medicamento “Crestor”, que combate o colesterol. Vale lembrar, porém, que os testes da nova droga começaram no início de julho e devem seguir neste formato até 2022.

Imagem mostra o Doutor Isao Teshirogi, CEO da empresa japonesa Shionogi, que está testando uma pílula contra a Covid-19 em humanos.
Isao Teshirogi, CEO da farmacêutica japonesa Shionogi, confirmou que sua empresa está testando em humanos uma nova droga para combater a Covid-19. Imagem: Reuters/Reprodução

Um medicamento introduzido por via oral pode tratar de um dos maiores problemas em relação à atual pandemia: ainda que, junto de práticas de higienização, máscaras e distanciamento social, as vacinas sejam a atual e mais segura via de proteção contra a Covid-19, muitas pessoas em muitos países ainda recusam-se a tomá-las, por motivos que vão desde incompatibilidade clínica (possíveis efeitos colaterais ou algum tipo de restrição) até teorias de conspiração sem fundamento.

A ideia para as três empresas é a de oferecer uma droga que possa ser tomada em casa, enquanto um caso confirmado de Covid-19 apresente sintomas leves ou moderados – em outras palavras, ela não serviria como um tratamento precoce. “O nosso objetivo é o de [criar] um composto oral muito seguro, assim como o Tamiflu ou Xofluza”, disse Isao Teshirogi, CEO da Shionogi, em referência aos medicamentos do vírus “influenza” causador da gripe.

O executivo ainda afirmou que a Shionogi deve recrutar de 50 a 100 voluntários para testes no Japão. Para o ano que vem, a ideia é ampliar esses testes ao executar a fase de avaliação em grupos – uma parcela dos voluntários recebe o medicamento, a outra recebe um placebo, para fins de controle dos possíveis efeitos.

 

https://olhardigital.com.br/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News