29/06/2024 00:10:20

Geral
26/07/2021 06:00:00

Você é MEI? Conheça 6 benefícios INSS do microempreendedor


Você é MEI? Conheça 6 benefícios INSS do microempreendedor

Ser microempreendedor hoje faz parte da realidade de muitos brasileiros. Segundo dados do Mapa das Empresas, do Ministério da Economia, o número de microempreendedores cresceu no ano de 2020. De 3.350.750 empresas abertas, 2.663.309 eram MEIs. Ainda segundo os dados do Governo Federal, no fim de 2020 existiam 11.262.383 MEIs ativos no Brasil, o que representa 56,7% total dos negócios em funcionamento no país.

Apesar da alta adesão à formalização do MEI, ainda há muitas dúvidas quanto aos direitos e benefícios oferecidos a trabalhadores autônomos e donos de pequenos negócios. Alguns desses direitos podem ser adquiridos através da contribuição com o Instituto Nacional de Segurança Nacional, o INSS, assim como ocorre com trabalhadores registrados pela CLT.

Listamos os 6 benefícios INSS a que todo MEI tem direito, confira:

  1. Aposentadoria por idade

  2. Aposentadoria por invalidez

  3. Salário maternidade

  4. Auxílio-doença

  5. Auxílio reclusão

  6. Pensão por morte

Aposentadoria por idade

Retirement planning Concept of miniature old couple people figure standing on coin stack
 
Retirement planning Concept of miniature old couple people figure standing on coin stack

A aposentadoria por idade para o MEI ocorre após 15 anos de contribuição e idade mínima de 60 anos para mulheres e 65 anos para homens. Esses requisitos se aplicam aos MEis que começaram a contribuir antes da Emenda Constitucional nº 103/2019. Aos contribuintes registrados após a EC, as regras são: homens, idade mínima de 65 anos e tempo de contribuição de 20 anos. Para as mulheres a idade mínima é de 62 anos e tempo de contribuição 15 anos. Para adquirir esse direito, o microempreendedor deve pagar o DAS, taxa mensal do MEI. Mesmo que o contribuinte deixe de pagar, o que já foi pago será considerado para a aposentadoria. O benefício é no valor de um salário mínimo.

Aposentadoria por invalidez

São necessário 12 meses de contribuição, a conta do primeiro pagamento para ter direito ao benefício de aposentadoria por invalidez. Esse benefício é garantido aos incapacitados de exercer em definitivo suas atividades laborais por motivo de doença ou de acidente mediante perícia médica da Previdência.

Salário maternidade

Portrait of confident pregnant woman standing by heart shape painted on wall
 
Portrait of confident pregnant woman standing by heart shape painted on wall

São necessários 10 meses de contribuição, a contar do primeiro pagamento em dia, por parte das seguradas para adquirirem o salário maternidade. O benefício é concedido às mulheres que precisam se afastar por motivo de parto, adoção, guarda judicial, e aborto não criminoso.

A partir de 28 dias antes do parto, a segurada poderá requerer o salário maternidade através da Central de Atendimento do INSS (telefone 135) ou na página da Previdência Social. Para requerer, são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou de natimorto; atestado médico (para o caso de afastamento de 28 dias antes do parto).

O benefício tem duração de 120 dias.

Auxílio-doença

Close up of a doctor hand with blue glove giving support and love to a patient at hospital. Coronavirus pandemic concept.
 
Close up of a doctor hand with blue glove giving support and love to a patient at hospital. Coronavirus pandemic concept.

Em caso de doenças especificadas em lei ou de acidentes de qualquer natureza, é possível ter direito ao auxílio-doença. São necessários 12 meses de contribuição a contar do primeiro pagamento em dia. A solicitação do auxílio-doença pode ocorrer a partir do primeiro dia em que o segurado ficar incapacitado de exercer suas atividades por motivo de doença ou acidente. O requerimento é feito através da Central de Atendimento do INSS (telefone 135) ou pela página da Previdência Social.

Auxílio Reclusão

Spanish man counting money with his daughter sitting in the living room. Helping children while retired.
 
Spanish man counting money with his daughter sitting in the living room. Helping children while retired.

Caso o MEI seja preso, a família e seus dependentes têm direito a receber auxílio reclusão. É necessário por parte do MEI, contribuição por 24 meses para receber o auxílio. As contribuições não precisam ser pagas de forma consecutiva, sendo contabilizadas todas as que forem feitas, independente se foram interrompidas e retomadas depois. Todas as contribuições feitas servem para o prazo de carência.

Pensão por morte

Saving money woman hand putting coin stack concept business finance
 
Saving money woman hand putting coin stack concept business finance

Esse benefício é concedido aos dependentes do MEI que houver falecido e varia conforme alguns requisitos. Por exemplo, se o microempreendedor (a) contribuir por até 18 meses, ou se o dependente for o cônjuge cujo a união estável/casamento ocorreu há menos de 2 anos, o benefício será recebido durante quatro meses. Se a morte ocorrer após 18 meses de contribuições, a pensão vai variar conforme a idade do dependente.

https://br.financas.yahoo.com/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News