29/06/2024 00:25:26

Brasil
26/07/2021 00:00:00

Estátua de Borba Gato é incendiada durante protesto em São Paulo


Estátua de Borba Gato é incendiada durante protesto em São Paulo

A estátua do pioneiro do memorial Manuel de Borba Gato (1649-1718) em Santo Amaro (zona sul de São Paulo) foi incendiada na tarde deste sábado (24), dia de protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partiudo) e apoiar a vacinação e o aumento da assistência emergencial. Grupos não identificados que incendiaram a estátua também incendiaram pneus para bloquear estradas na área. O bombeiro foi acionado e controlou as chamas.

Borba Gato é um dos mais importantes representantes da expedição financiada pela família real portuguesa, responsável pela ocupação e exploração do interior do Brasil. Os políticos comemoraram a oposição à estátua, que retratou Borba Gato como um herói nacional. O grupo trabalhou muito para modificar a imagem positiva de Banderante, acusado de assassinar e estuprar indígenas durante a expedição durante o período colonial no Brasil.

Assinada pelo artista plástico Júlio Guerra (1912-2001), esta escultura de 13 metros de altura (incluindo a base) demorou seis anos a ser concluída e foi concluída em 1963. Esta não é a primeira ação contra o monumento. Em 2016, a estátua de Borba Gato foi atacada por um banho de tinta. A mesma intervenção ocorreu no Monumento das Bandeiras, obra de Victor Brecheret (1894-1955) localizado no Parque do Ibirapuera. Em 2020, a cidade de São Paulo mobilizou veículos da GCM (Guarda Nacional Metropolitana) para proteger o monumento do vandalismo.

Fonte Notícias Yahoo e Foto

Redação

 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News