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Economia
24/07/2021 06:00:00

Intenção do consumo das família volta a avançar em julho, aponta CNC


Intenção do consumo das família volta a avançar em julho, aponta CNC

O setor de serviços, o comércio em especial, está revelando um sinal positivo mesmo com o desemprego e inflação.  A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulgou nesta quarta-feira, 21, a sua pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), referente a julho oportunidade que o indicador chegou a 68,4 pontos, cresceu 2% em julho, alcançando a segunda alta consecutiva.

O resultado ficou 3,5% acima do registrado no mesmo período de 2020 – a primeira taxa anual positiva desde março do ano passado. O índice, porém, segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde 2015. Esse é o melhor índice desde abril.

O índice, porém, segue abaixo do nível de satisfação (100 pontos), o que acontece desde 2015.

"A maior confiança das famílias na estabilidade da tendência positiva do mercado de trabalho, assim como a disponibilização do auxílio emergencial e uma maior parcela da população já vacinada favoreceram as condições de consumo", afirma o presidente da CNC, José Roberto Tadros.

Consumo

Todos os subíndices da pesquisa registraram resultados positivos, com destaque para o que mede a Perspectiva de Consumo, que cresceu 5,1% na comparação com junho, subindo a 66,8 pontos. O item foi o que apresentou o maior crescimento no mês e revelou melhora na percepção dos brasileiros em relação a compras futuras.

"A expectativa das famílias é que esse ambiente econômico mais positivo percebido no curto prazo se prolongue para o longo prazo", indica Catarina Carneiro da Silva, economista da CNC responsável pela pesquisa.

O Nível de Consumo Atual também melhorou (+2,2%), alcançando o maior patamar desde março deste ano (53,1 pontos). "Esse avanço foi resultado da melhora nas condições de consumo, com redução no percentual de famílias que consideram o seu consumo menor (59%, contra 60,3% no mês passado e 62,6% em julho de 2020) e crescimento ainda mais intenso do que no mês anterior (+4,7%) na percepção do momento para compra de duráveis", aponta Catarina.

Bens

O Momento para Compra de Duráveis – que avalia o que os consumidores pensam sobre a aquisição de bens como eletrodomésticos, eletrônicos, carros e imóveis – atingiu o maior patamar desde o último mês de abril e cresceu de forma ainda mais intensa do que no mês anterior (+4,7%), chegando a 40,8 pontos. Na esteira desse avanço, houve redução do percentual de famílias que acreditam ser um momento negativo para compras desse tipo de produto: 77,2%, abaixo dos 77,7% do mês anterior e dos 78% de julho de 2020.

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