29/06/2024 00:07:04

Acidente
24/07/2021 01:00:00

Reeducandos são soltos sem monitoramento por falta de tornozeleiras eletrônicas em Alagoas

Ao menos 14 presos foram soltos e estão sem tornozeleiras; Seris informou que equipamento já chegou e vai convocar reeducandos para instalação


Reeducandos são soltos sem monitoramento por falta de tornozeleiras eletrônicas em Alagoas

Ao menos 14 reeducandos do sistema prisional de Alagoas ganharam às ruas este ano sem que fossem monitorados por tornozeleira eletrônica porque o equipamento estava em falta. Um documento da Secretaria de Estado e Ressocialização Social (Seris) mostra um servidor respondendo aos juízes da Vara de Execuções Penais que “o número de tornozeleiras alcançou a capacidade máxima em instalações."

Na última quarta-feira (14), o desembargador Celyrio Adamastor, que coordena o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), determinou que a Seris deve tomar as providências cabíveis no sentido de viabilizar as tornozeleiras eletrônicas para os 14 réus indicados em um documento que ele enviou.

No documento, o desembargador dá um prazo máximo de cinco dias para que a secretaria resolva o problema. Adamastor ressaltou que os reeducandos estão sem tornozeleira implantada, apesar de haver determinação judicial para tanto.

Segundo o desembargador, o grupo de monitoramento foi acionado pelos juízes da 16ª Vara Criminal da Capital- Execuções Penais, que pediram a intervenção do grupo para tentar viabilizar a implantação das tornozeleiras.

O OUTRO LADO

Por meio de nota, a Seris informou que o problema ocorreu porque houve atraso na entrega de carregadores pelo fornecedor responsável e, por isso, a utilização de parte dos dispositivos foi prejudicada. No entanto, a secretaria disse que o problema foi normalizado nesta quinta-feira (22).

Segundo a Seris, os 14 reeducandos liberados sem tornozeleira serão convocados para colocar o equipamento. A secretaria destacou que, atualmente, dispõe de 1.425 vagas contratadas para o monitoramento eletrônico de reeducandos em Alagoas.

A Seris esclareceu ainda que já tem processo licitatório em andamento que prevê a aquisição de mais 2.600 tornozeleiras, além de 375 oriundas de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

https://www.gazetaweb.com/ 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News