28/06/2024 23:50:53

Alagoas
20/07/2021 11:00:00

Centenas de pessoas procuraram a Defensoria Publica de AL em 2021 para fazer denúncias contra Equatorial


Centenas de pessoas procuraram a Defensoria Publica de AL em 2021 para fazer denúncias contra Equatorial

Do começo de 2021 até hoje 135 pessoas procuraram a Defensoria Pública de Alagoas para fazer denúncia contra a Equatorial Alagoas. A informação foi passada pela defensora pública do Setor de Defesa do Consumidor do órgão, Norma Suely Negrão.

De acordo com a defensora, o teor das reclamações são sobre consumo alto, incompatível com a realidade de consumo da unidade; revisão de refaturamento em virtude de inspeção realizada na unidade; e cobrança de consumo retroativo - diferença de faturamento.

Segundo Norma, também foram registradas reclamações sobre busca de indenização por queima de eletrodomésticos em razão de variação da carga elétrica na Unidade consumidora; demora na instalação ou restabelecimento da energia na unidade - manutenção do serviço; e cobrança de tarifa comercial quando o imóvel é residencial (esse daqui foram uns 2 ou 3, mas teve); ou seja, cobrando uma tarifa muito superior à realidade da Unidade Consumidora.

Ainda de acordo com a defensora, também chegaram à Defensoria queixas contra a Equatorial Alagoas sobre demora na instalação ou restabelecimento da energia na unidade - manutenção do serviço; cobrança de tarifa comercial quando o imóvel é residencial (esse daqui foram uns 2 ou 3, mas teve); ou seja, cobrando uma tarifa muito superior à realidade da Unidade Consumidora.

E não para por aí. Também foram feitas reclamações sobre dificuldade na Inclusão na tarifa social; e solicitação da religação do fornecimento do serviço de energia elétrica em razão de a unidade consumidora ter sofrido o Corte indevido, mesmo estando as fatura paga. OU quando o corte é indevido em razão de ter sido executado fora das regras das Resoluções da ANEEL.

Indagada sobre que orientação daria para os consumidores que se sentirem prejudicados pelos serviços da Equatorial, Norma listou as seguintes instruções: primeiro -  serviço de energia (que é um serviço muito caro) com muita responsabilidade. Sempre zelar por economizar; segundo - guarde sempre suas faturas de energia elétrica (mesmos as quitadas), coloque mês a mês em uma pasta. Porque se precisar reclamar, vai ter sempre em mãos suas faturas, não vai depender de a Empresa gerar novos documentos. terceiro - nunca, absolutamente nunca, mexam na rede elétrica ou autorize terceiros a fazerem isso. Se tiver algum problema, comuniquem imediatamente à Concessionária, e guardem o protocolo que fizeram a reclamação; quarto - busquem primeiro administrativamente, junto aos Postos de Atendimento da Concessionária, fazer a comunicação do seu problema. Registrem; e quinto - persistindo o problema, podem buscar os auspícios da Defensoria Pública.

“A Defensoria Pública de Alagoas, através do seu Nudecon (Núcleo de Defesa do Consumidor) sempre atuou buscando resolver as questões trazidas pelos Consumidores Alagoanos.  Em todas as questões referente ao Consumo de energia elétrica, quer seja junto à Própria Concessionária, de forma administrativa, através de Ofícios, buscando uma resolução amigável do caso, ou não sendo possível, através de medida judicial, ou, ainda, quer seja junto à própria Agência Reguladora, ANEEL, buscando o Dever de Fiscalização da Agência”, assinalou a defensora.

*Redação Alagoas Alerta



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News