29/06/2024 00:13:26

Acidente
20/07/2021 09:00:00

Exclusivo: Confira a forma de pensar e de agir do futuro governador de Alagoas

Caso ocorra a saída de Renan Filho do governo, o presidente da ALE, Marcelo Victor, deve assumir o cargo


Exclusivo: Confira a forma de pensar e de agir do futuro governador de Alagoas

Caso ocorra a saída de Renan Filho (MDB-AL) do cargo de governador de Alagoas no começo de abril de 2022, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Marcelo Victor (Solidariedade), deve assumir o lugar do atual chefe de Estado.

Segundo informações veiculadas pelo jornalista Edivaldo Júnior, no cenário atual, o pensamento predominante nos meios políticos de Alagoas é que Renan Filho deixará o governo e Marcelo Victor vai assumir.

O deputado atua seguindo alguns preceitos caros na política alagoana. Uma das suas mais reconhecidas e respeitadas marcas é a “palavra”. Ou seja, ele faz o que diz, e cumpre todos os compromissos assumidos na política e com os políticos.

Entre seus pares, Marcelo Victor costuma ir um pouco além, buscando oferecer a todos oportunidades semelhantes. Sua filosofia, nesse caso, é “servir”. Foi servindo aos colegas que ele se tornou presidente da ALE.

De acordo com o jornalista, será nesse estilo que levará Marcelo Victor ao governo (em caso de afastamento de Renan Filho). E tudo indica que ele também levará para sua gestão o mesmo modo de ação.

Em conversas com jornalistas, com os deputados e até mesmo com os eleitores, Marcelo Victor costuma dar respostas diretas, sem “filtro”, falar o que pensa sobre cada caso.

No entanto, por trás de cada resposta é possível entender que existe base e conhecimento. Por regra, o que Marcelo Victor comunica é que entende a política como uma ferramenta que pode e deve servir à sociedade. É também por regra um defensor do parlamentarismo, como regime de governo. E no momento, sobre o futuro de Alagoas, o que Marcelo Victor imagina é que se for governador terá que dar continuidade ao programa de investimentos que vem sendo realizado pelo atual governo. “Não podemos ter retrocesso”, resume.

Sem crise


A Assembleia Legislativa de Alagoas entrou de recesso no dia 06 de julho e só retorna ao trabalho no plenário na primeira semana de agosto. Mas não se deve confundir a pausa, explica o presidente do Legislativo, Marcelo Victor (SD) com folga. “Político de verdade não tira férias nunca. O recesso é um instrumento do parlamento que dá espaço às minorias, a oposição, para

O balanço, na avaliação de Marcelo Victor, é positivo. Mesmo com a pandemia, a Assembleia Legislativa de Alagoas conseguiu aprovar mais de três centenas de matérias no primeiro semestre de 2021.

“Importante destacar o clima de entendimento, o alto nível do debate. Todos os deputados têm espaço para expressar suas opiniões, mas o que a gente percebe é que a ampla maioria tem colocado os interesses do Estado sempre em primeiro lugar, acima os interesses pessoais”, avalia o presidente da ALE em entrevista para o blog do jornalista Edivaldo Júnior.

O clima no parlamento estadual, aponta Victor, tem ajudado nos resultados do governo de Renan Filho. “Enquanto um presidente da república enfrenta no mínimo uma crise por semestre, o governador de Alagoas não tem enfrentado crises. Ao contrário, o Legislativo tem ajudado a viabilizar grandes projetos, a exemplo da lei que permitiu usar recursos do Fecoep para a construção de hospitais”, enfatiza.

Futuro


O presidente da Assembleia Legislativa avalia que Alagoas vive uma boa fase de investimentos no setor público. “É preciso que encontremos caminhos para que o Estado continue investindo, melhorando seus indicadores. E nesse sentido os deputados estaduais, que representam amplamente os anseios do povo alagoano, deve dar sua contribuição. Certamente, os parlamentares serão ouvidos e ajudarão a escolher nomes para a sucessão do atual governador”, afirma.

Para 2022, Marcelo Victor acredita que a renovação da Assembleia Legislativa vai se dar em patamar igual a de eleições anteriores. “Claro que uma avaliação mais profunda vai depender das regras eleitorais, que ainda serão votadas no Congresso Nacional. Mas a tendência é que se repitam tendências de eleições anteriores, com renovação entre um e dois terços das cadeiras do parlamento”, pondera

Jornal de Alagoas com Blog do Edivaldo Júnior



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News