28/06/2024 23:54:27

Turismo
18/07/2021 09:00:00

“Temos a vocação para o turismo”, destaca secretária sobre setor no cenário pós pandemia


“Temos a vocação para o turismo”, destaca secretária sobre setor no cenário pós pandemia

Maceió se aproxima de mais uma alta temporada no setor do turismo ainda no meio das incertezas da pandemia do coronavírus. Mas se por um lado o setor sofreu muito com os inúmeros fechamentos, por outro ele tem sido um dos poucos a mostrar uma recuperação.  

Mesmo com a instabilidade econômica, o número de visitantes na capital alagoana tem se mantido, a ponto de a cidade ser terceiro destino mais procurado do Brasil. Para a secretária municipal do Turismo, Patrícia Mourão, Maceió tem diversos aspectos que favorecem o cenário pós pandemia. Confira entrevista  

Acredita que o turismo irá viver um novo momento, num cenário pós pandemia?  

O turismo já está dando indícios de um novo momento e já estamos começando a ver esses sinais neste mês. Estamos entre os três destinos mais procurados do Brasil, com ocupação de cerca de 60% nos hotéis. Também somos uma das capitais que mais vacina no Brasil e considerado um dos destinos mais seguros para viagens. Temos a vocação para o turismo, com praias e muitos atrativos ao ar livre, o que proporciona ainda mais segurança aos viajantes.

Em algumas cidades estão sendo feito algumas medidas, como a restrição do número de ocupação em hotéis. Já é pensado algo para o setor em Maceió?

Os hotéis da capital seguem as medidas orientadas pelo governo estadual e também um protocolo específico para o setor.  

Como avalia o avanço da vacinação e o aquecimento do turismo em nossa cidade?

Somos uma das capitais que mais vacina no Brasil e considerado um dos destinos mais seguros para viagens. A procura por Maceió deve-se também pela infraestrutura da cidade, com diversidade de atrativos naturais e ao ar livre, cumprimento dos protocolos sanitários pelos segmentos e também fiscalização para cumprimento das medidas sanitárias. Tudo isso tem impacto na decisão do viajante.  

 

Quanto tempo levará para que as redes de turismo possam se reestruturar financeiramente? O município irá colaborar?

Depende muito de cada setor. Depende do investimento que será feito, de quanto cada setor perdeu nesse período e entendemos que isso será feito de forma gradual e também sustentável, até porque temos a expectativa de uma retomada positiva. O município dará todas as condições para que os setores retomem suas atividades e o turismo continue gerando emprego e renda para população. A Prefeitura tem feito um trabalho focado na vacinação, na fiscalização dos protocolos e ações em parcerias com setores estratégicos, como o trade turístico, que também tem trabalhado para essa recuperação.

As pessoas que atuam de forma autônoma com o turismo poderão receber algum tipo de incentivo nessa retomada?

Temos trabalhado para proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais do setor, discutindo parcerias para melhorias na orla, ações para a retomada e articulando com as demais secretarias da Prefeitura e também com a secretária de turismo do estado.

https://www.cadaminuto.com.br/noticia 



Enquete
Se a Eleição municipal fosse agora em quem você votaria para prefeito de União dos Palmares?
Total de votos: 397
Notícias Agora
Google News