28/09/2024 21:11:46

Geral
20/06/2021 02:00:00

Ministro Marco Aurélio adia em uma semana aposentadoria do STF

Decano do Supremo justifica adiamento para entregar acervo menor para seu sucessor, ainda não escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro


Ministro Marco Aurélio adia em uma semana aposentadoria do STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) Marco Aurélio Mello adiou em uma semana a data de sua aposentadoria compulsória. Em ofício encaminhado à presidência da Corte, o decano informou que vai se aposentar em 12 de julho - data em que completa 75 anos - e não no dia 5, como estava definido anteriormente.

No documento dirigido ao ministro Luiz Fux , Marco Aurélio afirma que quer se dedicar ao Judiciário até a “undécima hora” e “diminuir ao máximo” o número de processos que ficarão em seu gabinete.

“Aguardarei, em mais uma demonstração de apego ao oficio de servir, como julgador, aos semelhantes, a data-limite de permanência no cargo, a ocorrer em 12 de julho próximo, ao completar 75 anos de idade”, disse.“Faço-o para, em livre manifestação, dedicar-me, até à undécima hora, ao Judiciário e, com isso, diminuir, ao máximo, o número de processos que ficarão, no Gabinete, esperando o sucessor”, escreveu.

O decano assumiu a cadeira que ocupa na Corte em 1990, indicado pelo ex-presidente Fernando Collor . No último domingo, completou 31 anos no Supremo e foi responsável, entre outras coisas, pela criação da TV Justiça - que transmite as sessões de julgamento do STF.

Com a aposentadoria de Marco Aurélio, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) poderá fazer a sua segunda indicação para o STF. O primeiro ministro indicado por ele foi Nunes Marques, que ocupou a cadeira que antes pertencia ao ministro Celso de Mello. Hoje, o nome mais cotado para suceder o decano é o atual advogado-geral da União, André Mendonça.

https://ultimosegundo.ig.com.br/ 

 
 


Enquete
Você Aprova o retorno do Horário de Verão?
Total de votos: 28
Google News