O Instituto Falpe divulgou esta semana uma sondagem de opinião do eleitor sobre as eleições majoritárias de 2022 em Alagoas. Em relação ao governo, o deputado estadual Davi Davino Filho (PP) lidera o cenário 1, com 44,5% das intenções de votos. O Falpe também quis saber o que pensa o eleitor da disputa para a presidência e para o Senado.
De acordo com informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, o levantamento traz um cenário para o Senado com uma disputa possível e provável entre três nomes que podem disputar o cargo, sendo eles o atual vice-prefeito da capital alagoana e ex-governador Ronaldo Lessa (PDT), o atual governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) e o senador e ex-presidente Fernando Collor (PROS).
Segundo o Falpe, se as eleições fossem hoje, Collor seria o mais votado para o Senado em Maceió. Ele foi citado por 30% dos eleitores. Em segundo lugar, Renan Filho teve 26% das intenções de votos e Ronaldo Lessa ficou em terceiro, com 20% das citações. Nenhum, 18% e não opinaram 6%.
O Instituto também avaliou dois cenários para a presidência. De acordo com os números do cenário 1 (estimulada), o ex-presidente Lula teria 36%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro teria 30%. Ciro Gomes aparece em terceiro, com 6,5%, seguido de João Dória com 1,5%. Nenhum, 17% e não opinaram 9%.
Num cenário apenas com os dois mais citados, Lula teria 40%, enquanto o presidente Jair Bolsonaro teria 33%. Nenhum, 17% e não opinaram 10%.