Dezoito municípios de Alagoas ainda não chegaram a aplicar nem 70% das doses distribuídas. De acordo com dados do Localiza SUS, a cidade que menos utilizou os imunizantes recebidos pelo Ministério da Saúde (MS) foi Girau do Ponciano, com 58,1% de doses aplicadas. Do total de vacinas recebidas pelo município, apenas 7.448 doses foram usadas, 67,3% foram para a primeira aplicação e 32,7% para a segunda.
As cidades que menos vacinaram os grupos prioritários até o momento são:
Outros oito municípios também não concluiram 70% dos imunizantes distribuídos: Atalaia (68%); Flexeiras (68,1%); Japaratinga (68,2%); Maragogi (68,8%); Jaramataia (68,8%); Taquaram (69,1%); Satuba (69,5%) e Messias (69,7%).
Em contrapartida, três cidades apresentaram mais de 100% de aproveitamento das doses, são elas: Porto Real do Colégio, Pariconha e Jacaré dos Homens. Essa porcentagem se dá pois, além de receberem as doses para os grupos prioritários, são enviadados imunizantes à parte para vacinação de indígenas.
A capital e Arapiraca (74,2%) são os únicos municípios em Alagoas a usar doses das Pfizer. Os frascos do imunizante precisam ser guardados em temperaturas entre -25º e -15º por um período de até duas semanas, o que dificulta a distribuição em todo o Estado.
Apesar do Governador Renan Filho (MDB) ter anunciado, na última quarta-feira (19), que Alagoas era o primeiro estado brasileiro a concluir a vacinação, dados mostram que a maioria dos municípios ainda não utilizou suas doses em totalidade. Muitos municípios ainda não conseguiram finalizar o ciclo vacinal por falta de distribuição de imunizantes, principalmente da CoronaVac.
Jornal de Alagoas