A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) publicou no Diário Oficial desta quinta-feira (13), medidas de flexibilização nos horários atendimento dos equipamentos da pasta. Todas as unidades já voltaram a funcionar no horário normal, das 8h às 16h, mas o atendimento continua a ser feito por agendamento para reduzir os riscos de contaminação da Covid-19 entre os servidores e usuários que buscam os serviços do órgão.
O atendimento na sede da Semas também será das 8h às 16h. Os servidores continuarão a trabalhar em regime de plantão e rodízio, e aqueles do grupo de risco e todos aqueles que estiverem fora das unidades devido ao sistema de rodízio, deverão fazer teletrabalho.
Todas as unidades da Semas priorizarão o atendimento por agendamento. A população deverá entrar em contato por telefone, WhatsApp ou e-mail.
Nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os atendimentos presenciais serão direcionados para situações especificas e urgentes a serem determinadas, em cada momento, pela Diretoria de Proteção Social Básica e Transferência de Renda. As unidades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos terão atividades externas dos serviços e programas vinculados suspensas.
No Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e na sede do Cadastro Único (CadÚnico), os atendimentos diários realizados deverão se restringir a situações específicas e urgentes e nos casos prioritários de demanda de benefícios eventuais. O atendimento dos Cras, Casa e sede do CadÚnico,será também das 8h às 16h.
Nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), o atendimento e acompanhamento do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos vítimas de violência (PAEFI) estará restrito a demandas específicas identificadas pelas equipes técnicas ou mediante prévio agendamento telefônico.
O Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) funcionará em sistema de plantão, e condicionado à demanda específica e evolução da situação de pandemia, de forma que seja conciliada a resposta às necessidades essenciais da população em situação de rua com a preservação da saúde dos servidores. As equipes atuarão de segunda à quinta-feira das 15h às 20h, nas sextas-feiras das 18h às 22h, e nos sábados e domingos das 16h às 22h.
Os Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e unidades de acolhimento institucional também funcionarão, com ajustamento dos níveis de atendimento como forma de evitar aglomerações. Os serviços internos dessas unidades serão suspensos, salvo a alimentação fornecida, que será mantida. O atendimento dos Creas e Centros POP será das 8h às 16h.
Serviços
Contatos para atendimento
– Centro Pop I – whatsapp 3312-5931
– Centro Pop II– whatsapp 3312-5932
– Abordagem Social – 3312- 5907
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