Um ditado bastante popular diz que todo dia saem de casa um malandro e um otário. A moral do pensamento é que, para cada golpe aplicado na praça, há alguém pronto para cair. As pessoas têm saído menos de casa e os golpes se modernizaram.
Agora, uma mensagem ou um vídeo são o bastante para emplacar algum golpe financeiro. Entre os mais famosos estão clonagem de cartão de crédito, pirâmide, boletos falsos e o chamado phishing para roubar dados via WathsApp. Mas o malandro tem ainda outra modalidade para explorar: os golpes relacionados ao day trade.
O brasileiro ainda está aprendendo sobre investimentos. Segundo dados da B3, a bolsa de valores brasileira, são cerca de 3 milhões de investidores no país. E a nova modalidade em alta é o day trade - que consiste em uma negociação rápida para obter lucros a curtíssimo prazo.
Resultado: muita gente em busca de informações válidas sobre a operação acaba caindo em promessas falsas e golpes variados.
De cursos enganosos a mentiras mais elaboradas, como plataformas falsas de investimentos, são várias as possibilidades de cair em alguma cilada querendo aprender sobre day trade. Para ajudar quem está começando, explicamos abaixo quais são os caminhos perigosos que os investidores devem evitar na busca pelo sucesso financeiro.
É sempre bom lembrar que qualquer promessa de investimentos com alto lucro, retorno garantido e rápido é falsa. Mas quando o assunto é day trade, isso pode aparecer de várias formas menos claras. Algo que deve despertar qualquer alerta, por exemplo, são juras de alta rentabilidade.
É bem comum encontrar promessas de lucros de 20% ou 30% ao mês. Ao ver isso, lembre que Warren Buffett, considerado o maior investidor de todos os tempos, talvez o mais experiente do mundo em comprar e vender ações, teve um retorno de 20% ao ano ao longo das últimas cinco décadas. Ou seja, pouco mais de 1,5% ao mês.
Da mesma maneira, alguns golpistas prometem “salário garantido todo mês fácil” desde que se tenha a “mentalidade” correta. É preciso ter em mente que, quanto mais arrojado o investimento, maior o risco - nada é garantido. “No curto prazo a gente pode ver muita coisa acontecer: o presidente pode falar alguma coisa e a Petrobrás despencar, por exemplo”, diz o educador financeiro Murilo Duarte, conhecido como Favelado Investidor. “Então o trader pode orar, pensar positivo, etc. que vem o mercado e derruba, não é assim”, adverte.
Dê uma olhada no YouTube e veja em quanto tempo você encontra alguém vendendo fórmulas secretas para ganhar dinheiro. Um youtuber com poucas visualizações em seu vídeo diz lucrar R$ 100 mil por mês graças a um “método infalível”. Outro, mais conhecido, promete compartilhar uma estratégia para ganhar R$ 500 por dia com day trade. Um terceiro defende que com técnicas de "hipnose para reprogramação mental” é possível chegar lá.
Em comum aos três casos está o que vem a seguir: a oferta de um curso de day trade, outro vídeo ou uma mentoria que entrega a fórmula do sucesso. Basta clicar (e comprar) para descobrir. O problema é que uma passada pelos comentários é o suficiente para ver “clientes” insatisfeitos - muitos deles relatam terem aplicado os tais métodos e se dado mal.