Em alusão ao movimento Maio Amarelo, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) lançou a campanha desse ano com o slogan: “No trânsito, todos os dias, devemos tomar uma dose de respeito e responsabilidade”, que tem o objetivo de alertar a população alagoana sobre os cuidados necessários no trânsito e sensibilizar para o alto número de vítimas.
A campanha ocorrerá ao longo do mês e contará com diversas ações, como lives e programas educativos sobre trânsito, promovidas com instituições parceiras. Por conta da pandemia da Covid-19 e para evitar aglomerações e manter o distanciamento social, a maioria das ações será realizada de forma virtual.
Em Arapiraca, cidade-pólo do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), a programação terá início nesta terça-feira (04), às 9h, na Praça Luiz Pereira Lima, com passeio de veículos enfeitados com o laço amarelo da campanha. Na capital, as atividades da campanha serão realizadas com o apoio da Chefia de Educação para o Trânsito do Detran.
Durante todo o mês, as lives com representantes de entidades que fazem parte do movimento Maio Amarelo vão alertar para a prevenção de acidentes de trânsito e sobre os temas da campanha, além do lançamento da I Mostra Virtual de Trânsito (Movitran). O Maio Amarelo em Alagoas encerra com uma Webinar e lançamento da Curadoria de Trânsito do Detran de Alagoas.
"Nesse ano, a campanha do Maio Amarelo, promovida pelo Detran de Alagoas, chama atenção para que as boas práticas no trânsito precisam ser diárias, principalmente em um contexto de pandemia, quando é imprescindível que os leitos hospitalares estejam livres para salvar vidas", explica o diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão.
Entre as instituições parceiras do Detran no Maio Amarelo desse ano, estão: Projeto Moto Amiga, da Honda; sindicato dos Centros de Formação de Condutores (SindCFCS); comissão de Trânsito da OAB de Alagoas; prefeitura e secretarias municipais de Arapiraca; sest/senat; SMTT Arapiraca; sesau; SESC e TV Liberdade AL.
A representante do movimento Maio Amarelo em Alagoas e servidora do Detran/AL, Edira Soares, acredita que a parceria com essas instituições é muito importante para ampliar o alcance da mensagem da campanha e fazer com que o movimento traga ações mais efetivas e alcance o poder público.
Além disso, as redes sociais oficiais da autarquia terão uma programação especial durante todo o mês, com dicas de trânsito, chamando atenção para o papel de cada um na preservação da vida. Por lá, a população poderá acompanhar o cronograma de ações e participar.